Região RSS Eventos Destaques

Municípios definem programação do Natal Regional

ncontro entre os gestores dos quatro municípios ocorreu em Estrela (Foto: Rodrigo Nascimento)
Encontro entre os gestores dos quatro municípios ocorreu em Estrela (Foto: Rodrigo Nascimento)

A programação do Natal Regional já está definida. As atrações em cada uma das quatro cidades que compõe o grupo terão inicio no dia 2 de dezembro e encerram em 6 de janeiro de 2018, data que, segundo a tradição cristã, celebra-se o Dia dos Três Reis Magos.

“Cada município manteve as suas programações e destacou uma atração para o Natal Regional”, explica a primeira-dama de Estrela, Carine Schwingel. Segundo ela, em cada uma das cidades haverá estrutura completa para receber os turistas, com pontos de alimentação e venda de produtos artesanais da região.

Para o prefeito de Colinas, Sandro Herrmann, a construção do projeto Natal Regional torna-se um desafio, por conta do ineditismo da ideia. “Esta é a primeira vez que realizamos uma programação assim. Certamente precisamos testar tudo e criar experiência para as próximas edições.” Colinas é a terceira no calendário da Jornada dos Três Reis. Na cidade-jardim, Melchior será lembrado. “Cada visitante receberá, naquele dia, uma medalhinha dourada, para lembrar o ouro que este rei levou até Jesus”, destaca Herrmann.

Envolvimento comunitário
O secretário Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Imigrante, David Orling diz que a Jornada dos Três Reis promete mobilizar toda a cidade. “Nós faremos um trabalho nas escolas, focado nos alunos, para que toda sociedade participe desta iniciativa.”

O prefeito de Bom Retiro do Sul Edmilson Busatto também aposta no envolvimento, sobretudo, na participação das administrações municipais. Por conta disso, acredita que cada prefeitura precisa fazer sua parte para consolidar a programação do Natal Regional. “Estamos unidos neste projeto e tudo que pudermos fazer será bem-vindo”, salienta.

Turismo regional
A Associação dos Municípios de Turismo dos Vales do Taquari e Rio Pardo (Amturvales) irá confeccionar passaportes gratuitos para o público participar da Jornada dos Três Reis.

Quem participar dos quatro eventos terá direito a concorrer a um sorteio de prêmios, que será realizado no dia 6 de janeiro de 2018. “Serão presentes que têm relação com o turismo, como passeios e produtos da região”, destaca o prefeito de Colinas.

Ao todo serão 20 prêmios diferentes. Cada cidade irá oferecer cinco presentes aos participantes. Para concorrer, o público terá que carimbar o passaporte em cada uma das cidades, no dia do evento.

Programação
A programação da Jornada dos Três Reis terá início no dia 2 de dezembro, em Bom Retiro do Sul. A atividade está marcada para ter início a partir das 13h, no Parque Por do Sol, e inclui passeio por pontos turísticos, encenação religiosa lembrando o Rei Baltazar, e jantar a base de peixe, uma vez que a cidade é conhecida como Pesqueiro do Vale.

Imigrante será o segundo destino do Natal Regional. No sábado seguinte (9), a partir das 18h15min, o Convento São Boa Ventura, no Bairro Daltro Filho receberá os visitantes para uma sequência de atrações. Colinas recebe os turistas no dia 16 de dezembro, com programação a partir das 19h.

No dia de Natal, 25 de dezembro, é a vez de Estrela encerrar a Jornada dos Três Reis. Haverá encenação do Presépio Gaudério e show musical no Parque Princesa do Vale, onde será erguida uma estrebaria reproduzindo o nascimento do Menino Jesus. Ali também haverá um canhão de luz reproduzindo a imagem da Estrela que guiou os reis magos. Já o sorteio dos prêmios ocorrerá em 6 de janeiro de 2018.

Saiba mais
O Natal Regional é uma iniciativa dos municípios de Bom Retiro do Sul, Colinas, Estrela e Imigrante, para a criação de um roteiro de turismo religioso no período de comemoração do Natal. Cada cidade tem a sua programação especial para a data, porém, em dias alternados cria eventos celebrados em cada uma das cidades.

Texto: Ascom Natal Regional