Trânsito RS

Municípios discutem boas práticas na gestão de trânsito em seminário

Evento teve a presença de mais de 80 participantes, entre gestores e agentes de trânsito, de 31 municípios (Foto: Divulgação/Detran RS)

A primeira edição do Seminário Boas Práticas na Gestão de Trânsito dos Municípios, que aconteceu no auditório da Famurs, na quarta-feira (21), contou com a presença de mais de 80 participantes, entre gestores e agentes de trânsito, de 31 municípios gaúchos.

O evento foi organizado pelo governo do Estado, por meio do Detran RS e do Cetran RS, pela prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana e da EPTC, pela Famurs e pelo Sindicato dos Agentes de Trânsito e Transporte do RS (Sindatran). O encontro pretendeu promover o debate sobre boas práticas no trânsito, a partir da apresentação de projetos implantados em Porto Alegre, Passo Fundo, Candelária, Ijuí, Pelotas, Caxias do Sul e Camaquã.

Segundo o presidente do Cetran RS, Luiz Noé Souza Soares, “o evento é inédito no país e traz cases de sucesso. Todos que estão aqui sonham com um trânsito mais humano e mostram que esse sonho é possível”.

Educação, fiscalização e engenharia foram os eixos nos quais os municípios construíram seus programas, intercalando-os, conforme mostraram em painéis. Ao final de cada turno, foi aberto o debate entre os presentes para que pudessem tirar dúvidas e obter mais informações de como implantar as propostas em suas localidades.

Confira o que foi discutido

– Engenheiro João Paulo Cardoso Joaquim, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade/EPTC (Porto Alegre): Apresentou o projeto de requalificação do eixo Wenceslau Escobar – Coronel Marcos – Tramandaí, na Zona Sul da capital.

– Raquel Chaves Rubio Ferrão, chefe do Núcleo de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Segurança Pública (Passo Fundo): Falou sobre o Plano Municipal de Educação para o Trânsito.

– Nelson José Farias, chefe de Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes, Obras Públicas e Trânsito (Candelária): Mostrou como construiu e viabilizou a Escolinha de Trânsito para crianças.

– Agente de Trânsito Elaine de Fátima Cabral Moreira (Ijuí): Falou sobre o Programa Municipal para Humanização do Trânsito, mostrando exemplos de práticas adotadas na cidade.

– Flávio Modaffar Al Alam, secretário municipal de Transporte e Trânsito (Pelotas): Apresentou dados sobre redução no número de acidentes com morte nas vias municipais.

– Cristiano de Abreu Soares, secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (Caxias do Sul): Abordou a redução de mortes no trânsito e a relação com ações de fiscalização.

– Carlos Eduardo Ferreira Guaspari, diretor de Trânsito (Camaquã): Apresentou o projeto Observatório de Segurança Viária do município.

Texto: Martha Postiglione Serrano/Ascom Detran RS
Edição: Sílvia Lago/Secom