Cultura Vale do Taquari Destaques Turismo

Municípios do Vale do Taquari apresentam demandas para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do RS, Rodrigo Lorenzoni, reuniu-se por videoconferência nesta terca-feira (13), com representantes da Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari.

A nova fase do Trem dos Vales e o desenvolvimento do turismo regional estiveram entre as pautas da reunião.  O Trem dos Vales deve retornar as atividades em outubro deste ano, operando com 50% da capacidade e pretende reunir 8 mil turistas.  Serão 34 passeios entre os dias 17 de outubro e 8 de novembro, nos trajetos entre Muçum e Guaporé e entre Colinas e Roca Sales.

“A região do Vale do Taquari possui um grande potencial turístico e seremos parceiros, por meio dos programas da secretaria, para impulsionar o desenvolvimento do setor”, destacou o Rodrigo Lorenzoni.

O secretário também apresentou um panorama geral da Sedetur e explicou as três frentes de ações de curto prazo que estão sendo desenvolvidas.  A primeira é a recuperação dos Centros e Atendimento ao Turista (CATs). Hoje apenas dois estão em funcionamento com vinculação ao Estado, em comparação aos mais de 90 que já existiram. “Estamos em processo avançado de repactuação com 12 municípios para dar suporte aos turistas”, comentou.

Num segundo momento, serão destinados mais de R$ 1 milhão para mais de 20 municípios poderem reequipar pontos turísticos. O recurso é oriundo da Consulta Popular.

Por  fim, o Estado dispõe de duas linhas de crédito específicas para o Turismo concedidas pelo Badesul e pelo BNDES para empresas e municípios manterem seus negócios.

Thaísa Borrges / Assessoria de Imprensa