Saúde Região Destaques

Municípios do Vale do Taquari se mobilizam para manter atendimento hospitalar

Municípios do Vale do Taquari se mobilizam para manter atendimento hospitalar (Foto: Divulgação)
Municípios do Vale do Taquari se mobilizam para manter atendimento hospitalar (Foto: Divulgação)

Preocupada com as dificuldades financeiras enfrentadas pelo Hospital Ouro Branco, única referência para várias cidades do Vale do Taquari, uma comitiva formada por lideranças de Paverama, Poço das Antas, Teutônia e Wetsfália reuniu-se com o secretário da fazenda do estado, Giovani Feltes, na manhã da quinta-feira (19). Na oportunidade foi solicitado um esforço do Estado para afastar o risco da instituição interromper as atividades.

Por conta do atraso nos repasses financeiros há três meses e com o atendimento pelo SUS suspenso desde início do mês, o hospital teutoniense enfrenta problemas para repor medicamentos e outros itens necessários ao atendimento dos pacientes. Com 100 leitos de internação, a instituição recebe apoio financeiro das prefeituras mais próximas.

Através de convênio, o Estado repassa cerca de R$ 298 mil por mês para a Casa de Saúde. Porém, diante das dificuldades financeiras que o Estado atravessa, há um atraso de três meses no pagamento ao hospital de Teutônia. Feltes comprometeu-se em avaliar o pedido das lideranças, mas salientou que o atual governo vem respeitando os gastos mínimos de 12% da sua receita na área da saúde. “É uma conta que pesa muito mais sobre o Estado e os municípios, quando deveríamos exigir que a União, onde está concentrada toda a arrecadação de impostos, não cumpre com sua parte”, observou.

Feltes ressaltou, também, que o governo vem pagando em dia o parcelamento com as prefeituras sobre dívidas de 2014 e 2015. Destacou, ainda, que a Secretaria da Fazenda elevou para R$ 160 milhões os repasses mensais destinados aos compromissos da Secretaria da Saúde com hospitais, santas casas e programas municipais.

Participaram da audiência o prefeito de Paverama, Vanderlei Markus e Secretário Municipal de Administração e Fazenda Marcelo Kreimeier; o vice-prefeito de Teutônia, Evandro Bondo; o prefeito de Poço das Antas, Glicério Ivo Junges; o vice-prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, e o vereador Ivo Schaeffer (de Teutônia).

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Paverama