Arte RS RSS Destaques Lajeado

Mural colorido realizado pelos usuários do Caps Ad é concluído

Parede atraiu olhares de quem passou pela rua Germano Berner (Foto: Divulgação)

A pintura realizada pelos usuários do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), da Secretaria da Saúde (Sesa), na parede lateral da Padaria Suíça foi terminada na manhã de quarta-feira (17). Os usuários participaram de uma oficina de pintura, fruto de uma parceria entre a Sesa e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que disponibiliza o artista plástico Gelson Esteves para ministrar a oficina.

Desenhos sobre os elementos da natureza, como flores e borboletas, coloriram a parede e atraíram olhares de quem passa pela rua Germano Berner. “Vivemos numa sociedade que clama pela harmonização de uma natureza que está dentro e fora do corpo. A arte é a ponte entre as diferentes formas de ver e de sentir”, disse Esteves.

O conceito utilizado na oficina de pintura, denominado Urban Art, significa uma performance coletiva de expressão corporal e visual. “Urban Art é uma pintura mural sobre o universo simbólico da natureza, sobre o que está obscuro entre os usuários de drogas e a comunidade”, explica Esteves.

A Sesa realiza regularmente oficinas com os usuários do serviço, como dança, teatro e pintura. Especialmente nas segundas-feiras, as oficinas são realizadas em parceria com a Secel, que disponibiliza o artista plástico para realização de oficinas de expressão corporal.

Texto: Ascom Lajeado