Cultura RSS Destaques Teutônia

Museu Henrique Üebel deve ser reaberto no dia 18 de maio

Cozinha já está praticamente completa e organizada (Foto: Matheus Prates)

Servidores da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Teutônia seguem trabalhando na restauração do Museu Henrique Üebel. Parte do acervo já está organizada: instrumentos musicais – incluindo os sete instrumentos tocados simultaneamente por Henrique Üebel; a cozinha; material do clube de bolão; entre outros.

O Museu deve ser aberto para visitação a partir do dia 18 de maio, quando se comemora o Dia do Museu. Considerado um dos cartões-postais do município, o Museu Henrique Üebel integra o complexo do Centro Administrativo e conta com um rico acervo de móveis e objetos antigos, inclusive muitos itens que remetem à época de colonização do município e que estavam com avarias, necessitando de restauração.

Um dos principais problemas que afetou muitos móveis foi o cupim, que já foi combatido. O piso de madeira do forro teve que ser retirado, pois também estava comprometido em função do cupim. Após a restauração, será efetuado um levantamento patrimonial de todos os itens que compõe o acervo.

Câmeras fotográficas, máquinas de escrever, ferramentas agrícolas, móveis, entre inúmeros outros itens, podem ser encontrados no museu. Também integra o acervo os instrumentos musicais utilizados por Henrique Üebel. Conhecido como Homem-Orquestra, Üebel tocava sete instrumentos simultaneamente.

Texto: Ascom Teutônia