Cultura RSS Destaques Teutônia

Museu Henrique Üebel passa por processo de restauração

Museu Henrique Üebel está sendo restaurado e deve ser reaberto no dia 18 de maio (Foto: Divulgação)

Um dos cartões-postais de Teutônia está passando por um processo de restauração. O Museu Henrique Üebel, que integra o complexo do Centro Administrativo, conta com um rico acervo de móveis e objetos antigos, inclusive muitos itens que remetem à época de colonização do município e que estavam com avarias, necessitando de restauração.

Um dos principais problemas que afetou muitos móveis foi o cupim, que já foi combatido. O piso de madeira do forro teve que ser retirado, pois também estava comprometido em função do cupim. “Com esta reestruturação, queremos reorganizar a disposição dos móveis e objetos, que antes estavam amontoados. Após restaurarmos todo o museu, também realizaremos um levantamento patrimonial de todos os itens que compõe o acervo”, frisa a secretária de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Rosana Schneider Rührwiem.

A restauração está sendo feita por servidores da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer. A intenção é concluir o processo restaurativo até o dia 18 de maio, quando se comemora o Dia do Museu. Até esta data, o museu segue fechado à visitação.

Doações da comunidade

Muitos móveis e objetos que compõe o acervo do Museu Henrique Üebel foram doados pela comunidade. E novas doações podem ser feitas, especialmente de um armário antigo de cozinha, além de um colchão antigo (de tecido listrado, usado também em antigas sacolas de compras colocadas no ombro). Outros itens antigos também podem ser doados. Mais informações sobre doações podem ser obtidas diretamente na Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, pelo telefone (51) 3762-7775.

Câmeras fotográficas, máquinas de escrever, ferramentas agrícolas, móveis, entre inúmeros outros itens, podem ser encontrados no museu. Também integra o acervo os instrumentos musicais utilizados por Henrique Üebel. Conhecido como Homem-Orquestra, Üebel tocava sete instrumentos simultaneamente.

Texto: Ascom Teutônia