Cultura Educação Destaques Lajeado

Museu Itinerante da PUC oferece ciência na prática em Lajeado

O Ginásio Nelson Brancher tornou-se um espaço onde crianças e adultos têm a curiosidade despertada por novas experiências na área da ciência, tecnologia e cultura. O Serviço Social da Industria – SESI/RS está trazendo a Lajeado o Museu Itinerante de Ciência e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), por meio do projeto Sesi com Ciência. A mostra, que conta com o apoio da Prefeitura de Lajeado, estará aberta até quinta-feira, 05/09, das 8h às 20h. O evento é gratuito e voltado ao público escolar e à comunidade. Mais de 9 mil alunos de escolas de toda a região participarão das atividades.

Conectar a teoria da sala de aula com a vivência prática de forma criativa, lúdica e interativa, por meio de experimentos científicos e ações de cultura, informática e saúde, é o objetivo do evento. Pela primeira vez em Lajeado, o espaço apresenta a ciência sob um ponto de vista contemporâneo e experimental. São cerca de 50 experimentos do Museu da PUCRS, das áreas de física, química, biologia e matemática, que estão disponíveis para interação, como a cadeira giratória, o ônibus espacial, óculos de realidade aumentada e o giroscópio humano, que simula os movimentos de um astronauta no espaço.

Nesta terça-feira, primeiro dia de evento, filas se formaram para prestigiar o planetário, que reproduz por meio de projeções os movimentos dos astros no céu, mostrando a grandeza do universo. Uma das alunas que esteve no planetário foi Chaiana Relly, da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Moinhos, de Estrela. “É muito interessante pois observamos os astros e as constelações. Nós aprendemos na escola, mas, na prática, é mais emocionante”, comentou Chaiana.

Os experimentos também atraíram professores, como o caso da professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Francisco Oscar Karnal (FOK), de Lajeado, Fabiana Cristina Winter, que acompanhou e se divertiu nos experimentos junto com os alunos.  “O museu sempre traz alguma novidade, alguma tecnologia diferente que a gente não conhece. Então a partir da interação com esse conhecimento sempre fica alguma coisa guardada, tanto para as crianças quanto para os professores”, ressaltou Fabiana.

Além disso, o SESI está oferecendo atividades complementares sobre saúde e qualidade de vida como o passa ou repassa da saúde, caminho sensorial e cantinho da leitura. Já o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) está proporcionando atividades educacionais e de robótica.

Não foi a primeira vez que o pequeno Eric Fritzen, 7 anos, visitou o Museu da PUCRS. Mesmo assim, acompanhado pela mãe, Vera Lúcia Defendi, encantou-se com as atividades de robótica do SENAI. “Estou gostando muito porque tem muitas coisas sobre tecnologia e espaço”, disse Eric.

“Eu sempre incentivei a tecnologia e a ciência, e desde pequeno ele sempre demonstrou interesse. Onde tem uma exposição, incentivo a estar presente pois acho importante facilitar esse acesso à tecnologia”, disse Vera, bióloga.

O evento é uma parceria entre o Serviço Social da Industria – SESI/RS e Prefeitura de Lajeado.

Saiba mais

O projeto Sesi Com Ciência iniciou em 2015, já tendo passado por 21 cidades do Rio Grande do Sul até esse momento. Mais de 171.000 pessoas já prestigiaram o evento.

Em 2019, além de Lajeado, as cidades de Dois Irmãos, Marau e Frederico Westphalen também receberão o evento.

Texto e fotos Pietra Darde
Assessoria de Imprensa de Lajeado