Educação Estrela

Música pauta Mostra Pedagógica da Emei São João

Mostra traz um pouco do que foi trabalhado no primeiro semestre

Crianças da escola infantil do Bairro Oriental expõem à comunidade trabalhos realizados no primeiro semestre

Agosto marca um dos momentos sempre aguardados pela “família” da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) São João. É época da Mostra Pedagógica. Os projetos de trabalhos realizados ao longo do ano até então pelas 80 crianças da escola do Bairro Oriental estão expostos desde o início do mês a toda comunidade escolar. Lá, pais, familiares e demais visitantes têm a oportunidade de conhecerem um pouco do que foi executado nas atividades que, neste ano, têm a música como sua principal pauta.

Denominado “Cantando a gente brinca, brincando a gente aprende”, o projeto pedagógico geral procurou mostrar o quanto a música têm um papel importante na educação infantil. Neste sentido, em diversos contextos, foram realizadas atividades múltiplas, algumas com a participação direta das famílias. As mesmas que agora, em visitas à escola, conferem os resultados dos trabalhos e das práticas executadas. Exemplo foi a construção de instrumentos musicais a partir da utilização de materiais não estruturados, recicláveis e a consequente montagem de uma bandinha musical.

Outra iniciativa ainda em execução é a visita, às casas das famílias, das chamadas “Sacolas Musicais”. Nestas, as crianças levam para casa os instrumentos musicais confeccionados. Junto um caderno para registrar, através de desenhos, relatos ou fotografias, como foi a experiência musical em família, algo que depois é compartilhado entre toda a turma. A Mostra de Trabalho também traz o resultado de investidas em outros temas didáticos que não a pauta principal. Questões históricas e de assuntos sempre pertinentes e atuais, como o meio ambiente, também podem ser conferidos.

De acordo com a diretora Joice Helena Ludwig, o objetivo da iniciativa é proporcionar experiências significativas para as crianças. “Elas participaram desde o início das vivências em projetos e experiências de aprendizagem, bem como na construção de materiais, utilizando o lúdico como forma de expressão”, diz. “A mostra, além de valorizar as realizações delas, torna público o resultado das trocas de experiências e projetos que vêm sendo desenvolvidos com sucesso na escola”, destaca Joice Helena Ludwig.

 

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Emei São João/Prefeitura de Estrela
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela