Cultura Educação Destaques Teutônia

Musical “Pandorga da Lua” chega a Teutônia no dia 21

Musical faz um resgate das tradições gaúchas

A peça será encenada para estudantes do Pré B da Educação Infantil e 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação, tendo como local o ginásio da Escola Leopoldo Klepker

Na próxima quinta-feira, dia 21 de março, o musical “Pandorga da Lua” chega a Teutônia, em apresentação que ocorre junto ao ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leopoldo Klepker, no Bairro Alesgut. A apresentação inicia às 14h30min, tendo como público alvo estudantes do Pré B da Educação Infantil e 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação. As apresentações são gratuitas.

Teutônia integra uma turnê de quatro cidades gaúchas que receberão o musical na próxima semana. Música e muita arte para valorizar e mostrar, de um jeito diferente, a cultura gaúcha aos pequenos. É assim que o musical infantil Pandorga da Lua se caracteriza. A peça musical cantará uma mistura de palavras universais com melodia gaúcha.

Conforme os organizadores, o Pandorga da Lua traz, na essência da sua montagem, a valorização das tradições e preserva a cultura do Rio Grande do Sul, apresentando ritmos como a milonga, o chamamé e a chimarrita. O projeto traz possibilidades para que os participantes – crianças, pais, educadores – reflitam sobre as palavras e a poesia como instrumento de ensino e educação. As poesias foram escritas pelo poeta e psiquiatra Jaime Vaz Brasil, e as músicas, compostas por Ricardo Freire.

O musical existe desde 2004. Em 2007, lançou o CD/livro homônimo e foi o ganhador do Prêmio Açorianos de Música na Categoria Infantil. Em 2010, pelo Rumos Cultural Itaú, ficou dentre os 10 melhores musicais infantis do país. O espetáculo faz parte do projeto Arte, Cultura e Alegria, uma ação cultural que envolve 18 municípios e 20 apresentações, realizadas desde setembro do ano passado.

O projeto Arte, Cultura e Alegria tem o patrocínio da Dickow Alimentos – Arroz Rei Arthur e o financiamento do Sistema Pró-Cultura RS. A produção executiva é da Chili. Informações sobre agendamentos diretamente na Secretaria de Educação. Além de Teutônia, nesta semana a peça passará por Vera Cruz (19 de março), Cachoeira do Sul (20 de março) e Vale do Sol (22 de março).

Ficha técnica

> Poesias: Jaime Vaz Brasil

> Músicas: Ricardo Veríssimo Freire

> Elenco:

– Ricardo Veríssimo Freire – Direção Musical, arranjos, teclados e voz

-Ângela Gomes – Voz e percussão

– Tuny Brum – Violão e Voz

– Denise Copetti – Atriz

– Sérgio Rosa – Acordeon

– Luciano Gabbi – Ator

 

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer e Assessoria de Imprensa Pandorga da Lua
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Teutônia