Santa Cruz do Sul Cultura RS RSS Destaques

Músico venezuelano José Delgado se apresenta na Unisc

José Delgado (Foto: Divulgação)

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebe, na próxima quinta-feira, 11 de outubro, mais uma edição do projeto Dandô – Circuito de Música Dércio Marques, tendo como atração principal o venezuelano José Delgado. O show inicia às 20h, no auditório do Memorial da Unisc, com abertura da cantora santa-cruzense Lívia Luz. Os ingressos custam R$ 10,00 e podem ser adquiridos na hora do evento.

Com a apresentação de seu sexto disco, intitulado Algo, Delgado consagra mais de uma década de carreira artística dedicada à criação de um novo cancioneiro venezuelano, alimentando sua proposta com gêneros da música popular tradicional venezuelana e caribenha. Entre 2012 e 2015, apresentou o programa musical Se nos cae la escalera, conseguindo reunir registros, em vídeos, de músicos contemporâneos venezuelanos e latino-americanos do mais alto nível.

Desde novembro de 2017, Delgado dirige o projeto Ciudad Canción, que busca reunir poetas e músicos para a criação de canções e, com uma visão regional, impulsionar a circulação de artistas no corredor Colômbia – Venezuela – Brasil – Caribe. Já apresentou sua música em feiras e festivais de mais de 25 países da África, da Europa, da América do Norte e da América do Sul. Ao longo da carreira, lançou os álbuns La ventana (2005), Canciones y poemas (2008), A pedal y bomba (2010), Rueda libre (2012), Sesiones en el Bolívar Hall – Vol. 1 (2016) e Algo (2016).

A convidada Lívia Luz canta e toca piano e violão. Já trabalhou numa academia de música de 2010 a 2012 e, há seis anos, atua como professora autônoma. Faz parte da dupla Lívia e Thiago, presente em casamentos e recepções. Além de sua atuação como cover de outros artistas, também compõe suas músicas. Algumas delas integram o seu primeiro trabalho autoral, intitulado Hora Certa. Lançado em 2017, o álbum é composto por 12 faixas, com estilo pop romântico.

Texto: Ascom Unisc