Venâncio Aires Meio Ambiente RS RSS

Mutirão conjunto do Poder Público e da sociedade revitaliza áreas públicas de Venâncio Aires

Mais de 40 pessoas participam do programa “Venâncio É Minha É de Todos” (Foto: Divulgação)

Quem passa pela Praça Henrique Bender, próximo a Igreja luterana já pode ver a diferença do local. Comandado pelo Gabinete da Primeira-Dama Cristiane Wickert um mutirão da Prefeitura e da sociedade civil revitalizou a área com plantio de flores, pinturas de bancos, floreiras e uma nova construção do Playground. Além da Praça, outros dois pontos, o Parcão e a área verde do bairro Santa Tecla também receberam as ações dentro do Programa “Venâncio É Minha É de Todos”.

Não era bem oito horas da manhã de sábado, 10, quando o grupo de mais de 40 pessoas já se dividiam nas tarefas do mutirão. Na praça central, um grupo realizou as pinturas em bancos e floreiras. Outra equipe estava atuando na plantação de flores e grama. Outros cuidaram de colocar nova carga de areia no Playground que já ganha novos brinquedos.

Toda ação foi feita pelos servidores da Prefeitura e voluntários de grupos de serviços e entidades. O Prefeito Giovane Wickert e o Vice Celso Kramer também estavam no local auxiliando nas atividades, depois eles seguiram para os outros pontos para auxiliar no plantio de flores na área do Parcão onde foi construída a Pista Atlética. No local os integrantes do RotaKids e do Interact Club fizeram uma campanha para iniciar a revitalização do local. Depois seguiram para a área verde do Bairro Santa Tecla onde a comunidade, juntamente com o Poder Público, revitalizou o local de convivência dos moradores.

O mutirão também fez parte da Caravana Pé na Estrada, programa do Governo Municipal que realiza mensalmente ações humanizadas em bairros e nas comunidades do interior. Houve ainda atividades na Praça Thomaz Pereira, onde as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo realizou mais uma edição da Feira de Artesanato e a Saúde promoveu uma ação referente ao Dia Mundial do Diabetes.

O programa “Venâncio É Minha É de Todos” busca revitalizar os locais públicos em parceria com empresários, clubes de serviços, comerciários e com a sociedade que auxilia através de doação de tintas, flores, madeira, brinquedos para playground das crianças entre outros auxílios. A previsão é realizar mais uma etapa do trabalho coletivo para finalizar as melhorias na Praça Henrique Bender e também na Praça da Matriz para que os locais possam receber as decorações do Natal Cor&Magia. A chegada do Papai Noel está agendada para o próximo dia 30 a partir 20h30min no Largo do Chimarrão, em frente a Igreja São Sebastião Mártir.

Texto: Ascom Venâncio Aires