Educação Obras Teutônia

Mutirão: famílias revitalizam parquinho da EMEI Sonho de Criança

Marisa Schlosser (e) foi uma das mães que colocou a mão na massa

Os 130 alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Sonho de Criança, do Bairro Canabarro, tiveram uma surpresa ao chegar ao educandário nesta segunda-feira, dia 1º de abril: o parquinho totalmente revitalizado, com brinquedos pintados e restaurados. E foi graças ao mutirão de famílias realizado no sábado, dia 30 de março, que foi possível dar uma “cara nova” ao espaço de recreação, através de tintas e materiais doados pela Secretaria de Educação de Teutônia.

Embora o mutirão tivesse previsão de iniciar às 9h, os pais já compareceram à escola entre 8h e 8h30min. Com os portões abertos, as famílias colocaram a mão na massa. Em questão de minutos cada brinquedo ia ganhando um novo visual. No rosto das famílias, a alegria em ajudar a oportunizar um novo visual ao espaço de lazer de seus filhos.

Marisa Schlosser, mãe do João Vitor, de 3 anos (da turma Maternal B), foi uma das mães que ajudaram no mutirão. “Achei uma iniciativa muito boa. É um incentivo para a comunidade ajudar a escola. Meu filho frequenta esta escola e eu gosto de ver tudo organizado e bem cuidado. Sabendo que nós ajudamos a mudar a cara do parquinho, eles aprendem a cuidar e dar valor aos brinquedos que têm aqui. É uma forma de também conhecer os outros pais, convivência que não temos muitas vezes durante a semana. O parquinho ficou muito bonito e me sinto orgulhosa de fazer parte desta ação”, colocou.

Conforme a diretora da escola, Eliane Girelli, muito mais que dar uma “cara nova” ao espaço de recreação, o objetivo do mutirão foi aproximar família e escola. “O tempo que se levaria com dois pintores seria de semanas. Ao trazermos os pais para dentro da escola, fazendo-os sentir importantes e inseridos no dia a dia da escola, a revitalização pode ser feita numa manhã. Ao mesmo tempo, os filhos estarão orgulhos em saber que os pais foram pintar os brinquedos da escola. Assim ocorre a junção de comunidade e escola. Estou muito feliz com reciprocidade dos pais, que abraçaram este mutirão de maneira imensurável”, colocou.

Mutirão envolveu famílias para revitalizar o parquinho

A coordenadora da Educação Infantil da Secretaria de Educação, Alessandra Surkamp, acompanhou a ação e destaca que iniciativas como estas são importantes para que os pais estimulem seus filhos ao ato de brincar. “Criança aprende através das brincadeiras e interações. Brincar também fortalece as funções cognitivas, promove a autonomia, estimula o imaginário, estabelece vínculos, ajuda a lidar com angústias e anseios, ajuda a desenvolver a coordenação motora, além de contribuir para a formação de um cidadão crítico e responsável. E tudo fica mais fácil quando as famílias se envolvem, como é o caso deste mutirão, dando a seus filhos um espaço revitalizado para as brincadeiras ficarem ainda melhores”, frisou.

 

 

CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Teutônia