Obras Estrela

Mutirão pelas estradas de Estrela chega à Linha Lenz

Obras já alcançam quase 50 quilômetros de estradas recuperadas. Moradores e empresários agradecem

Obras estradas interior Linha Lenz Fundos – André

Os dias mais secos das últimas semanas oportunizaram a trabalhadores do Governo de Estrela retornarem com maior frequência ao interior do município para com um propósito: dar sequência ao mutirão de recuperação das estradas locais. Os trabalhos nas vias chegou na segunda-feira (01) à localidade de Linha Lenz Fundos, onde prosseguiu nesta terça (02) e quarta (04). Se o tempo seguir colaborando, continuará pela Lenz, sendo este trecho um dos maiores a ser recuperado, com mais de oito quilômetros. Até então são quase 50 quilômetros que já receberam as melhorias, beneficiando moradores, produtores e empresas que utilizam as vias para o escoamento da produção.

Uma das empresas é a Agrosalsicharia Diehl, da Linha Lenz, de propriedade de Antônio Diehl e seu filho Lauro. Antônio usa a estrada todos os dias para realizar entregas da empresa. “E mais de uma vez por dia, muitas”, justifica. Nesta quarta-feira (03), o aniversariante do dia (71 anos) teve que esperar um pouco em um dos trechos pois uma das máquinas ocupava a estrada. “Não faz mal, é um excelente presente para mim. A gente também tem que entender, e não só reclamar”, ensina ele, afirmando que as obras serão positivas para a agroindústria familiar, que começou as atividades legalizadas em 2002, e para outros usuários da via. O seu filho Lauro, completa. “É para o bem de todos daqui e de Estrela. Vem muitas pessoas de diferentes cidades buscar nossos produtos e de outros agricultores na localidades. São cerca de 150, 180 pessoas diferentes por mês, e 80% é de fora. Ter um bom acesso só melhora nossa imagem e traz desenvolvimento”, afirma.

Ao todo serão mais de 15 comunidades beneficiadas com as melhorias, em um investimento superior a R$ 160 mil. O mutirão realizado pela Secretaria Municipal de Obras de Estrela, com apoio da Secretaria de Agricultura e das capatazias de Costão e Delfina, iniciou em 18 de fevereiro. São aproximadamente 20 profissionais envolvidos no comando de mais de dez máquinas, como patrolas, caminhões caçamba e truck, caminhão-pipa, rolo compressor, escavadeiras e retroescavadeiras, além do britador municipal. Além do patrolamento e nivelamento, o serviço engloba também a colocação de material – brita ou saibro – e compactação, limpeza das valetas e roçadas. Até o momento, segundo o secretário de Obras Públicas Cristiano Nogueira da Rosa, foram colocadas nas estradas mais de 320 cargas de saibro e cerca de 110 de brita. O investimento inicial previsto pela ação chega a R$ 160 mil.

Os trabalhos se concentram sempre em apenas uma das comunidades do cronograma. A recuperação total das estradas e pequenos acessos paralelos começou pelas Linhas Wolf e Geraldo. Na última semana foram finalizados os trabalhos no Distrito de Costão e nas localidades de Chá da Índia e São José. Agora chegou à Linha Lenz, onde se concentrará nestes dias. Depois o roteiro seguirá pelas comunidades de Winck, Novo Paraíso, São Jacó, Porongos, Glória, Santa Rita, Delfina/São Luís e Arroio do Ouro.

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: André Silva/Prefeitura de Estrela