Saúde RS RSS Fazenda Vilanova

NASF cria ação para conscientizar pacientes

Banner com informações e os números das faltas está exposto no saguão do Posto de Saúde (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de conscientizar a comunidade na hora de agendar as consultas médicas e odontológicas no Centro de Saúde, a Secretaria Municipal da Saúde, Cidadania e Atenção Social, de Fazenda Vilanova, por meio do Núcleo Ampliado Saúde da Família (Nasf), desenvolveu uma ação para que os pacientes não faltem nas consultas agendas.

O secretário municipal da Saúde João Batista Fernandes da Silva, lembrou que no último mês 224 pessoas faltaram às consultas e exames. Segundo ele nos últimos 12 meses cerca de 700 pacientes não compareceram nos exames odontológicos agendados. “Isso nos traz gastos extras porque naquele horário o profissional está aguardado esta pessoa”, lamenta.

A assistente Social do Nasf Ana Paula Schwertner acredita que a campanha vai conscientizar a comunidade. Para que isso seja possível foi colocado no saguão do Posto de Saúde um banner com informações e os números das faltas. Segundo ela, os pacientes devem procurar desmarcar suas consultas tão logo saiba que não poderá comparecer. “Essa atitude ajudará na prevenção e no tratamento de muitos pacientes”, explica. As agentes de saúde também irão auxiliar através das visitas domiciliares informando aos munícipes o quanto é prejudicial à falta nas consultas ou exames sem aviso prévio.

Texto: Ascom Fazenda Vilanova