Esporte Natal Destaques Estrela

Natal é época de pedalar em família e com amigos

Um dos momentos máximos foi a passagem pelo corredor de luzes do Calçadão de Estrela

5º Passeio Ciclístico de Natal reuniu pessoas de todas as idades, premiou participantes e divertiu a todos em Estrela

De carona com o pai ou da mãe, junto de primos ou colegas de escola. Sozinhos, com a família inteira ou em tradicionais grupos. Estreando ou pela quinta vez consecutiva. O 5º Passeio Ciclístico de Natal de Estrela registrou um pouco de tudo em sua edição 2019. Realizado na noite desta quarta-feira (11), o último entre os mais de 40 eventos promovidos no ano pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) reuniu mais de 350 pessoas que percorreram, em legítimo ritmo de passeio, um trajeto de cinco quilômetros por algumas das principais e enfeitadas vias centrais de Estrela.

Integrante da programação oficial do Natal em Estrela – Festa de Paz e Luz, teve sua concentração, largada e chegada no Parque Princesa do Vale. Com participação franca, permitiu inscrições até minutos antes da partida. Ainda assim teve quem apenas seguiu o pelotão e não faltou quem vinha em sentido contrário, resolveu dar meia volta e seguir com todos. Pessoas como Dênis Müller (27) e a filha Isabela (2,8). A menina, depois de dar uma volta na bicicleta de um amigo, insistiu para o pai comprar uma. “Faz uma semana que voltei a ter uma bicicleta. Agora já estamos aqui”, destacou Dênis. A família Mallmann estava mais representada. Leandro (29) Michele (29), Maria Eduarda (9) e Manuela (7) vieram do Distrito da Delfina, interior do município, participar. Trouxeram as bicicletas em um carretão. Ao ser questionado porque já não vieram já da Delfina de bicicleta, Leandro calculou. “Acho que é um pouco longe? Mas vamos tentar da próxima vez”, riu.

Escoltados pelo carro e equipe da Smel, ambulância e outros apoios, o pelotão saiu do parque com a noite já chegando. Seguiu pela Rua Cel. Müssnich, subiu a Avenida Rio Branco. Pelo caminho, pessoas incentivam e tiravam fotos, e motoristas mostravam compreensão com a brincadeira. Na rótula, um dos auges do passeio. Teve quem ficou um pouco para trás para tentar registrar o momento perto do Papai Noel e Gnomos gigantes que enfeitam a entrada da cidade. Todos voltaram pelo mesmo caminho. A diferença na volta ficou por conta da passagem no iluminado Calçadão de Estrela. O corredor de luzes formado pelos enfeites do local foi outro momento máximo do passeio. Na chegada ao Parque os participantes ainda tiveram tempo de presenciar o tradicional show de luzes que ocorre todas as noites no local.

 

Brindes e destaques

Os primeiros inscritos antecipadamente que chegaram à concentração receberam kits esportivos oferecidos pela Smel e lojas Rei da Bike e Casa do Ciclistas, apoiadores do evento. Foram 250 kits. Foram também entregues medalhes destaque aos participantes feminino e masculino mais novos e de mais idade. Foram eles: Martina Gonçalves (8 meses); Benjamin Sehn (2,3 anos); Maria Helena de Vargas (68) e Mário José Kafer (83). Como prêmio máximo, as lojas patrocinadoras sortearam entre todos os participantes inscritos duas bicicletas. Foram contemplados Edson Diel Lopes e Júlia Stein.

O Natal em Estrela é uma realização do Governo Municipal e Lume Eventos com apoio da Câmara de Vereadores, Cacis e entidades. Tem financiamento do Pró-Cultura RS, Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cidadania do Governo Federal, por meio do Atacadão, Medical San, ConstruSchorr, Plastrela e Rota Gráfica. Patrocínio master da Caixa Econômica Federal, Sicredi e Pro Vale e mais 72 empresas.

 

 

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela