Natal RS RSS Estrela

Natal em Estrela: Secultur reúne comerciantes para tratar sobre Praça da Alimentação

Total de 18 comerciantes esteve no encontro promovido pela Secultur (Foto: Jaqueline Backes)

Na sexta-feira (31) foi realizada, na Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), uma reunião com comerciantes que têm interesse em adquirir espaço na Praça da Alimentação, no Parque Princesa do Vale, durante a programação do Natal em Estrela, que acontece de 23 de novembro a 28 de dezembro. Entre os assuntos tratados, a antecipação da entrega dos documentos exigidos por lei, divisão do número de espaços, adequações exigidas pelos órgãos de fiscalização, entre outras.

Dos presentes, 11 vão participar, por adesão, de treinamento de prevenção e combate a incêndios que ocorre no dia 25 de setembro, a partir das 14h, no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann. O curso capacita para a adoção de medidas de prevenção e a manter pessoas treinadas para prevenir e combater princípios de incêndios, visando garantir a segurança do local e preservação de vidas. O certificado é valido por quatro anos e qualifica os comerciantes a participarem de grandes eventos, nos quais o documento é exigido. “O uso do extintor parece simples. Porém, muitas pessoas têm dificuldades até para tirar o lacre em uma emergência”, explica o instrutor e técnico em Segurança do Trabalho, Carlos Augusto Schmögel, que esteve presente na reunião.

Também participou do encontro o responsável pela Vigilância Sanitária de Estrela, Carlos Henrique Diedrich. Ele orientou os comerciantes sobre assuntos de sua alçada e colocou-se à disposição para esclarecimentos. O secretário da Secultur, Marcelo Braun, ficou satisfeito com este que foi o segundo encontro do grupo para tratar sobre temas relacionados ao Natal. “Até o final de outubro teremos definido o número de espaços e quais tipos de atividade. Ainda pretendemos realizar duas ou três reuniões”, adiantou. No ano passado,19 comerciantes trabalharam no evento, que atrai milhares de turistas para o município.

Texto: Ascom Estrela