Natal Eventos Destaques Estrela

Natal em Estrela terá 12 dias de programação

Cidade está recebendo decoração especial para comemorar o Natal

Abertura será em 11 de dezembro, com a chegada do Papai Noel e shows infantis, no formato drive in 

Em razão da pandemia e do aumento do número de casos nas últimas semanas, a programação natalina de Estrela deste ano será no formato drive-in, cujo projeto foi aprovado via Lei de Incentivo à Cultura. Conforme a bandeira do modelo de Distanciamento Controlado do Estado, parte dos eventos poderá ser presencial (Lei Rouanet).
A abertura será no dia 11 de dezembro, com a chegada do Papai Noel. De acordo com a secretária de Cultura e Turismo Carine Schwingel, o momento exige cuidados e precauções, entre as quais evitar aglomerações. “Por este motivo optamos por um Festival Drive-in, que será realizado na área da empresa Rhodoss, entre o Parque Princesa do Vale e a escadaria do Rio Taquari, onde será montado um palco e telão com 150 metros quadrados para que as pessoas, de seus automóveis, possam acompanhar os shows”, explica. O número de vagas no local será limitado, por ordem de chegada. Personagens e artistas vão circular entre os veículos, para diversão das famílias e crianças.
Calçadão

O espaço escolhido permite que as pessoas possam contemplar a decoração da praça junto à escadaria do Rio Taquari e, depois dos shows, se deslocarem ao Parque Princesa do Vale, que também é destaque da ornamentação deste ano. Nestes dois pontos, assim como na Praça Menna Barreto, haverá praças de alimentação, que da mesma forma estão sendo descentralizadas, com número menor de empreendedores. “Em anos anteriores a praça de alimentação ficava concentrada no Parque Princesa do Vale, mas em razão da pandemia optamos por colocar em diversos locais para evitar aglomerações e poder fiscalizar o cumprimento de todas as normas sanitárias exigidas para a prevenção ao coronavírus”, ressalta Carine.

Programação
Praça da escadaria

A programação inicia no dia 11 de dezembro, com a Chegada do Papai Noel e shows infantis. Segue nos dias 12 e 13, e depois reinicia de 17 a 24 de dezembro. Entre os shows confirmados estão stand up com o comediante Nando Viana; Guri de Uruguaiana e Renato Borghetti. O encerramento será no dia 27 com o “Corredor Cultural”, na escadaria, com cinco atrações, por meio de recursos do Edital Municipal da Lei Aldir Blanc e toboágua gigante da Off Aventura. No início da próxima semana a Secultur vai divulgar todos os shows e espetáculos.

A secretária cita que a programação, além de proporcionar cultura e lazer para a população e incentivar o comércio, é importante no sentido de que o município possa dar um suporte para o setor cultural e de alimentação, os quais estão com dificuldades desde o início da pandemia. “O setor cultural, que inclui músicos, equipes de som, técnica, artistas e diversos outros profissionais, foi o primeiro a parar e o últimos a retomar suas atividades. Portanto, precisamos ter um olhar para estes pais e mães de família, que precisam sustentar-se, mas sem descuidar da saúde. A recomendação é redobrar os cuidados”, diz.
Atrações no Centro
Neste ano também haverá atrações no Centro, entre os dias 20 e 23, quando o comércio estiver com o horário de atendimento estendido. O objetivo é atrair os consumidores e incentivar as vendas no comércio.  Entre outras, a Trupe Natalina, La Kombita e show do Noelito vão circular pela área central da cidade neste período.  “Sempre respeitando o distanciamento pela situação que estamos vivenciando”, conclui a secretária de Cultura.

 

Texto e fotos: Paulo Ricardo Schneider
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela