Natal RS RSS Destaques Westfália

Natal Westfaliano 2018 proporciona noite especial e mágica à comunidade

Crianças do Westfälische Tanzgruppe resgataram a cultura das bolachas natalinas (Foto: Paloma Driemeyer Valandro/AI)

Sábado, dia 22 de dezembro, foi momento de reunir a família e celebrar a vida no Natal Westfaliano 2018. A programação cultural proporcionou, à comunidade local e aos visitantes, uma noite agradável, com momentos de integração e celebração entre familiares e amigos em frente à Prefeitura Municipal de Westfália.

O Natal Westfaliano iniciou pouco depois das 20h30min, com o Passeio de Lanternas. Partindo da Casa da OASE, crianças, jovens, adultos e idosos participaram da caminhada natalina, que teve o objetivo de resgatar esta antiga cultura. No trajeto, reascendeu-se o espírito natalino entre os participantes.

Gratuita e aberta a toda a comunidade regional, a programação prosseguiu com um espetáculo local especial em frente à Prefeitura Municipal, onde o Grupo Instrumental de Westfália fez a recepção ao público. Com o objetivo de valorizar os talentos locais, neste ano apenas artistas westfalianos subiram ao palco, promovendo, a partir de suas apresentações, uma reflexão sobre o verdadeiro sentido do Natal.

Música, canto, dança e teatro estiveram representados, num cenário preparado especialmente para a ocasião. Além do Grupo Instrumental, o espetáculo especial de Natal contou ainda com a participação do Grupo de Teatro, Coral Municipal, Grupo de Danças Modernas, Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Westfälische Tanzgruppe, coralistas do Município, Doralice Schröer Horst e Bruna von Mühlen.

O espetáculo natalino foi coroado com um lindo show de fogos, muito aplaudido pelo público presente e mostrando o sucesso de mais uma edição do Natal Westfaliano. Encaminhando-se para o final do evento, também houve a chegada do Papai Noel, que, neste ano, veio sob um carretão de trator, acompanhado por crianças do Westfälische Tanzgruppe, e recebeu as crianças para fotos e abraços.

Antes de encerrar, o prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, desejou um Feliz Natal ao público presente. “Que noite linda tivemos, e que bom que o tempo colaborou conosco. Parabéns a todos aqueles que subiram ao palco e mostraram o seu talento, e a todos que trabalharam nos bastidores para a concretização desta programação especial. Estamos encerrando mais um ano e esperamos que 2019 seja ainda mais especial. Feliz Natal e próspero Ano Novo a todos”, ponderou Landmeier.

Ao final, acompanhado pelo Papai Noel, o chefe do Executivo westfaliano ainda entregou às westfalianas Liane Wahlbrinck Hollmann e Sena Wahlbrinck uma cesta como forma de agradecimento pela doação da árvore de Natal, que complementou o cenário do Natal Westfaliano 2018. Durante todo o evento, além da comercialização de comes e bebes, ainda houve mateada com a erva-mate Ximango.

O Natal Westfaliano 2018 foi uma realização da Prefeitura Municipal de Westfália, através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, com patrocínio do Banrisul.

Decoração natalina especial

O Natal Westfaliano também foi uma oportunidade para que a comunidade local e regional pudesse prestigiar e fotografar a ornamentação natalina, elaborada pelo Grupo Voluntárias Amigas e instalada com apoio dos servidores da Secretaria de Obras, Viação e Interior. Para este ano, foram preparados bonecos de pano e de garrafas PET, luzes especiais, guirlandas, ornamentos em madeira e presépio especial.

Texto: Ascom Westfália