Natal Destaques Westfália

Natal Westfaliano leva emoção e diversão à comunidade

Caminhada de lanternas, apresentações culturais locais, show de fogos e chegada do Papai Noel integraram a programação de Natal

Preservar e valorizar a família foi o tema central do Natal Westfaliano 2019. Realizada na noite de domingo, dia 22 de dezembro, a programação cultural proporcionou, à comunidade local e aos visitantes, uma noite agradável e especial, com momentos de emoção e diversão entre familiares e amigos em frente à Prefeitura Municipal de Westfália.

Pontualmente às 20h30min, a caminhada de lanternas marcava o início do Natal Westfaliano 2019. Com partida na Casa da OASE, crianças, jovens, adultos e idosos participaram do passeio natalino, que tem, desde o ano passado, o grande objetivo de resgatar esta antiga cultura. Entre os participantes, estiveram representantes do poder público, das escolas da rede municipal de ensino, da Escola de Educação Infantil Mônica e da comunidade, reascendendo o espírito de Natal.

A programação prosseguiu com espetáculo cultural local, defronte à Prefeitura Municipal, onde o Grupo Instrumental de Westfália já fazia a recepção ao público. Com o propósito de também valorizar os talentos westfalianos, nesta edição os artistas promoveram, no palco, uma reflexão sobre o verdadeiro sentido do Natal, colocando o amor e a união familiar em primeiro plano.

Música, canto e dança estiveram representados neste momento especial. Além do Grupo Instrumental, o espetáculo natalino contou ainda com a participação do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Westfälische Tanzgruppe (categorias Mirim, Infantil, Adulto e Sênior), Coral Municipal, Grupo de Dança Corpo Livre e Doralice Schröer Horst. O momento de emoção ficou a cargo das crianças do Westfälische Tanzgruppe que, acompanhados de seus avós, demonstraram, através de pequenas ações, o amor e o carinho que sentem por eles.

Um dos pontos altos do Natal Westfaliano foi a encenação da peça teatral “O Natal da Família Gentil”, feita pelo Grupo Luz e Cena. Sem perder o encanto e a magia que envolvem a data, o musical colocou, no palco, uma visão bastante atual e realista do Natal, trazendo à tona conflitos, desentendimentos, sonhos e realidades, comuns em todas as famílias.

O espetáculo natalino foi coroado com um lindo show de fogos, encantando o público presente. E, encaminhando-se ao final do evento, também houve a chegada do Papai Noel que, neste ano, veio das alturas, descendo, de rapel, o prédio da Prefeitura Municipal, acompanhado dos seus ajudantes. No palco, ele recebeu a criançada para fotos e abraços.

Ainda antes de encerrar, o prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, desejou um Feliz Natal ao público presente. “Parabéns a todos os envolvidos em mais esta edição do Natal Westfaliano, especialmente aqueles que nos presentearam com estas lindas apresentações. Assim, vamos nos encaminhamos para mais um final de ano. Nossos desejos de Feliz Natal e próspero Ano Novo, repleto de realizações e conquistas, a todos”, desejou o chefe do Executivo westfaliano.

O Natal Westfaliano 2019 foi uma realização da Prefeitura Municipal de Westfália, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC), e da Associação Cultural Westfaliana. A programação ainda contou com o apoio das cooperativas Sicredi, Languiru e Certel, balas Florestal, erva-mate Gaúcha da Serra e Dudu Xile Paisagismo.

Todos pela Lívia

A campanha Todos pela Lívia também esteve presente no Natal Westfaliano 2019. Em meio ao público, as soberanas do Município (rainha Natália Spellmeier, 1ª princesa Taís Pott Rückert e 2ª princesa Letícia Deconti Fabrin) pediram doações para o tratamento da pequena Lívia Teles, diagnosticada com Atrofia Muscular Espinhal (AME – Tipo 1), uma doença neurodegenerativa, que causa fraqueza e atrofia muscular progressiva, prejudicando movimentos voluntários simples, como segurar a cabeça, sentar, engolir, respirar.

Todo o valor arrecadado na ação, durante o Natal Westfaliano 2019, será depositado na conta da pequena Lívia.

Texto/fotos: Paloma Driemeyer Valandro/AI