Destaques Eventos RS RSS Westfália

Natal Westfaliano: uma noite de cultura para a comunidade

Na segunda aparição, Papai Noel, acompanhado das soberanas, veio no caminhão iluminado do Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia (Fotos: Paloma Driemeyer Valandro)
Na segunda aparição, Papai Noel, acompanhado das soberanas, veio no caminhão iluminado do Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia (Fotos: Paloma Driemeyer Valandro)

Uma segunda-feira diferente, com atividades culturais, de música e dança, para toda a família. O Natal Westfaliano proporcionou, à comunidade local e visitantes, um dia agradável, com rodas de chimarrão e momentos de integração entre familiares e amigos em frente à Prefeitura Municipal de Westfália.

A programação, que celebrou o Natal e buscou estreitar laços familiares, foi realizada na última segunda-feira (25). O Natal Westfaliano iniciou às 17h, com a disponibilização de mais de 20 brinquedos infláveis para a diversão das crianças. Pouco depois das 19h, o Papai Noel deu as caras pela primeira vez. Ele sobrevoou a Prefeitura Municipal a bordo de um trike, e, das alturas, fez a alegria da criançada que se divertia nos brinquedos.

Ainda antes das apresentações culturais, o prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, fez a abertura oficial do Natal Westfaliano. “Chegamos ao fim do nosso primeiro ano de governo. Muito fizemos até aqui, mas muito ainda queremos fazer nos próximos três anos”, declarou o chefe do Executivo, elogiando, ainda, o trabalho do Grupo Voluntárias Amigas no embelezamento de Westfália para o Natal. “Nossas voluntárias trabalharam muito para que tudo ficasse pronto para o Natal. Toda a decoração que vocês podem ver aqui, em frente à Prefeitura, e em todo o Município, foi feita por elas, e instalada com apoio de servidores da Secretaria de Obras, Viação e Interior. Parabéns a todos os envolvidos”, pontuou Landmeier.

Como forma de agradecimento à primeira-dama, Nair Landmeier, e à coordenadora do Grupo Voluntárias Amigas, Claudete Kunzler Beckenbach, pelo apoio prestado no decorrer deste ano, a vice-prefeita, Evanete Inez Horst Grave, fez a entrega de um mimo em nome das voluntárias. A partir do início de 2018, o grupo já iniciará o trabalho nos ornamentos de Páscoa, tendo em vista o embelezamento de Westfália também nesta data, além de ser uma oportunidade para atrair visitantes de toda a região.

O Natal Westfaliano teve sequência com o sorteio da Campanha de Incentivo ao Comércio, Indústria e Serviços – Natal Iluminado 2017. Neste ano, em torno de 62.400 cautelas participaram do sorteio, que foi acompanhado por diversas autoridades (mais detalhes abaixo). Em seguida, o Papai Noel marcou presença no evento pela segunda vez. Acompanhado das soberanas do Município, ele chegou no caminhão do Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia, especialmente iluminado para o Natal. Na oportunidade, ele distribuiu balas às crianças e prestigiou parte da programação artística.

As apresentações culturais tiveram início por volta das 21h. Neste ano, diversas oficinas apresentaram um pouco do trabalho desenvolvido no decorrer de 2017: Grupo Instrumental, Grupos de Danças Modernas (categorias Baby, Mirim, Infantil, Infanto-Juvenil, Juvenil e Juvenil Avançado), Cia de Show Artte Escola de Dança (Lajeado), corais Juvenil e Municipal, Grupo Amigos do Sapato de Pau e Westfälische Tanzgruppe (categorias Mirim e Infantil). As apresentações promoveram reflexão e reforçaram a magia do Natal.

Grupos de Danças Modernas também apresentaram-se no Natal Westfaliano (categoria Infanto-Juvenil)
Grupos de Danças Modernas também apresentaram-se no Natal Westfaliano (categoria Infanto-Juvenil)

Ao final, um grupo de coralistas westfalianos, acompanhado do Grupo Instrumental, entoou “Noite Feliz”. A apresentação foi coroada com um lindo show de fogos, muito aplaudido por todos os presentes e mostrando o sucesso da programação natalina.

A bordo de um carro antigo, o Papai Noel, acompanhado de seus ajudantes, chegou para sua última participação no Natal Westfaliano. Na oportunidade, ele distribuiu balas e guloseimas para todas as crianças presentes e posou para fotos. A programação foi encerrada com show da Banda Arte Livre.

Durante todo o evento, ainda houve a disponibilização de erva-mate Natumate e água quente para o chimarrão. O Natal Westfaliano foi uma promoção da Administração Municipal de Westfália, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto. A programação também contou com o apoio da Associação Cultural Westfaliana, Sicredi Ouro Branco, Cooperativa Languiru, Certel, Florestal, Docile Alimentos, Erva-mate Natumate, Esquadrias Hollmann e Bagio, Metalúrgica Rambo, Novo Rumo – Materiais de Construção, Frigorífico Angus, Xile Paisagismo, NP Escavações, Édson Bald – Pinturas, Bebidas Jaime Grave e Rádio Líder.

Texto: Ascom Westfália