Saúde Cruzeiro do Sul

Neste sábado o segundo dia “D” da Campanha de Vacinação contra o Sarampo

Se estende até o próximo sábado, dia 30 de novembro, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. O início se deu no dia 18 de novembro.

Nesta segunda etapa é realizada a vacinação de adultos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. O dia “D”, de mobilização nacional será no último dia da campanha, sábado (30). Esta faixa etária está sendo priorizada devido o expressivo número de casos confirmados.

Os profissionais da Secretaria ressaltam que a campanha também serve para colocar em dia outras vacinas atrasadas. Diante disso, pede-se que as pessoas tragam o cartão de vacina e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), para que assim se possa interromper a circulação viral e controlar a doença no país.

 

Intensificação contra a Febre Amarela

A Secretaria da Saúde de Cruzeiro do Sul lembra que juntamente com a campanha do Sarampo realiza a intensificação da vacina contra a Febre Amarela. A mesma é ofertada à população de 9 meses de idade a 59 anos, 11 meses e 29 dias, que não apresentem comprovação. Para pessoas com mais de 60 anos, que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação, o médico deverá avaliar o risco/benefício da vacinação, levando em conta o risco da doença e o risco de eventos adversos pós-vacinação nessa população.

Os profissionais pedem que, em caso de dúvidas, as pessoas entrem em contato com as unidades de saúde e tragam suas carteiras de vacinação para serem analisadas.

 

Horários para o dia “D” em Cruzeiro do Sul

O horário de atendimento para o sábado, dia “D”, é das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cleto Johner, localizada na Rua Santa Catarina, nº 295 e no posto dos grupo de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Doutor Pereira, localizado na Rua Visconde do Rio Branco, nº 200.

 

Teste rápido de HIV

A Secretaria ainda informa que, como no domingo, dia 1º de dezembro, é o Dia Mundial de luta contra a Aids, os profissionais estarão ofertando, até às 14h, testes rápidos de HIV, Sifilis e Hepatites.

 

Sem atendimento

Na sexta-feira, dia 29, a Unidade Básica de Saúde da Rua Santa Catarina, ao lado do Hospital, como ocorre tradicionalmente na última sexta do mês, fechará às 15h para a reunião mensal. Já a parte de enfermagem, incluindo sala de vacinas estará fechada em função de treinamento.