RS RSS Eventos Destaques Westfália

No próximo sábado, Linha Paissandu comemora o Kerb

Comunidade de Linha Paissandu celebra o aniversário da Igreja no próximo sábado, dia 26 de janeiro (Foto: Paloma Driemeyer Valandro/AI)

Por tradição, o último sábado do mês de janeiro é de festa em Linha Paissandu – Westfália. Isso porque é tempo de comemorar o aniversário da Comunidade Evangélica Silveira Martins. Neste ano, a celebração acontece no dia 26 de janeiro, contando com culto na Igreja e jantar e baile, promovidos pelo Esporte Clube Palmeiras, no Ginásio Municipal da localidade.

A quinta edição do KerbFest iniciará às 20 horas, com culto na Igreja Evangélica Silveira Martins. A janta será às 21 horas, tendo como cardápio: carne de frango, carne de porco, carne de rês, massa, molho, polenta frita, arroz, lasanha, cuca, saladas, abacaxi e sobremesa. O baile iniciará às 23 horas, tendo na animação a Banda Happy Brass.

Cartões com direito à janta terão o custo de R$ 35,00 por pessoa. Toda a comunidade westfaliana e regional está convidada a prestigiar mais esta programação cultural.

História da comunidade

Até o ano de 1986, a Linha Paissandu pertenceu à Comunidade Evangélica Sião, de Linha Frank, assim como a Linha Schmidt. Foi neste ano, em 07 de junho, que a Comunidade Evangélica Silveira Martins foi fundada, tendo como primeiro presidente Hélio Ahlert (in memorian). Os cultos aconteciam na escola até o ano de 1991. Na década de 80, foi iniciada a construção do novo prédio escolar, e o templo foi inaugurado no antigo educandário, após reformas e ajustes na estrutura.

Em 1975, foi instalado o primeiro sino na Linha Paissandu. Ele era sustentado por quatro postes de eucalipto. O sino veio da Alemanha e foi uma conquista do pastor Georg Lecke. Foi transferido para a torre atual no ano de 1991, quando da inauguração da Igreja. Outro marco histórico da Comunidade Evangélica Silveira Martins foi a inauguração da ala mortuária, em 2001. Na mesma época, houve a divisão da área de terras da Igreja e da escola.

Texto: Ascom Westfália