Emprego Estrela

Nova ação encaminha jovens ao primeiro emprego

Parcerias de empresas com a Sedesth através de programas como o Jovem Aprendiz proporcionam primeiras experiências

Seleção ocorreu na própria empresa Trânsito, com 25 jovens, mais que o dobro da primeira edição

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) de Estrela realizou, na última sexta-feira (29), mais uma de suas ações voltadas ao encaminhamento de pessoas ao mercado de trabalho. Desta vez mais especificamente a jovens que buscam a primeira experiência profissional por meio de programas como o Desenvolvendo Gerações e o Jovem Aprendiz. Uma nova iniciativa através de empresa parceira da Sedesth realizou seleção com 25 adolescentes. Destes, sete saíram com uma vaga através de estágio de 15 meses na empresa Trânsito por meio do Programa Jovem Aprendiz, do Sesc/Senat.

Yzaff Martins (14) foi um dos que saiu com uma das sete vagas. O garoto foi pré-selecionado pela Sedesth entre os tantos que procuram e são observados pelo Departamento de Trabalho da pasta ao longo do ano. “Estou feliz, ansioso. Não sei ainda o que vou fazer. Só vão me dizer isso no primeiro dia, na outra segunda-feira (15). Mas de qualquer forma

Yzaff Martins, selecionado; foi recebido pelo secretário Alves nesta tarde

é bom poder ajudar casa, meu irmão e minhã mãe, que também trabalham muito”, diz o tímido menino, morador do Nova Morada. A seleção ocorreu na própria empresa. Em ação semelhante entre a Sedesth e a Trânsito, ano passado, a seletiva reuniu 12 participantes e seis foram contratados. Três seguem prestando serviços à empresa. “Iniciativas como esta são uma prevenção nossa

para evitarmos uma triste realidade que assola tantos jovens por todo o Estado, País, como vimos em mais alguns exemplos nos últimos dias. Mais do que uma preparação ao mercado de trabalho, oportunidades como esta são uma real chance do jovem conhecer e se reconhecer, valorizar o que tem e o que pode vir a conquistar”, disse o secretário da Sedesth, José Itamar Alves, ao garoto, ao recebê-lo na tarde desta terça-feira (02).

Objetivos comuns têm o projeto Encaixe, este voltado a pessoas de mais idade ou há muito tempo fora do mercado de trabalho, e o Desenvolvendo Gerações, este também direcionados aos jovens, mas visando uma gratuita formação destes para uma busca ao primeiro emprego. Já foram formados 210 jovens, e destes aproximadamente 180 estão empregados. Uma nova edição deve ocorrer ainda neste segundo trimestre, com mais 125 vagas. Mais detalhes sobre os programas da Sedesth e de parceiros podem ser obtidas na sede da secretaria (Rua 13 de Maio, nº 398) e pelo telefone 3981-1052.

 

 

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela
Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: André Silva