Saúde RS RSS Nova Bréscia

Nova Bréscia sedia o VI Encontro Regional de Oficinas Terapêuticas do Vale do Taquari

“As Oficinas Terapêuticas e a ampliação do cuidado através das Práticas IntegrATIVAS” é o tema do encontro (Foto: Divulgação)

O VI Encontro Regional de Oficinas Terapêuticas do Vale do Taquari promovido pela Administração Municipal de Nova Bréscia, através das Secretarias da Saúde e Assistência Social, pelo Fórum Regional de Saúde Mental e 16ª Coordenadoria Regional de Saúde ocorre no dia 05 de outubro. Será na sede do Paraíso das Pedras, Linha Estefânia, interior do município. O encontro é destinado aos profissionais de oficinas terapêuticas da Atenção Básica e dos CAPS do Vale do Taquari, provenientes de 37 municípios inscritos, que são vinculados a 16ª CRS. Em torno de 200 pessoas – entre psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, oficineiros e outros – são esperados para o evento, que apresentará o tema “As Oficinas Terapêuticas e a ampliação do cuidado através das Práticas IntegrATIVAS”.

A programação inicia às 8hs, com recepção aos participantes. Às 8h30min acontecerá a abertura oficial com a presença de autoridades, seguida de apresentação do Grupo de Música do CRAS de Nova Bréscia.

As 9h45min a Coordenadora Regional da Saúde Mental Ariane Jacques Arenhart irá apresentar o trabalho: “Oficinas Terapêuticas como um Dispositivo Potente de Cuidado em Saúde Mental na Região de Saúde”. Na sequência, a Psicóloga na rede de Saúde Mental do município de Canoas, Clarissa Zeidler irá apresentar a palestra “Ins(pira): Tecituras possíveis entre Saúde Mental e Práticas Integrativas e Complementares.

Às 12hs haverá intervalo para almoço e os trabalhos serão retomados às 13h30min quando terão início as Vivências e Práticas Integrativas e Complementares. Os participantes serão divididos em pequenos grupos onde poderão vivenciar algumas das práticas instituídas no SUS a partir da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares: Acupuntura, Arteterapia, Auriculoterapia, Biodança, Iridologia e Psicossomática, Lian Gong, Meditação, Reflexoterapia, Reiki, Relaxamento e Yoga.

Serão facilitadores, profissionais com reconhecida trajetória e grande experiência, vindos de diferentes locais da região do Vale do Taquari e Grande Porto Alegre, que voluntariamente virão divulgar seu trabalho e proporcionar vivências nas abordagens de cuidado integral à população por meio de outras práticas que envolvem recursos terapêuticos.

A programação encerra-se às 16hs com a participação das integrantes da Oficina Terapêutica Art & Vida de Nova Bréscia em atividade de integração entre todos os participantes e convidados.

Texto: Ascom Nova Bréscia