Melhor Idade RS RSS Teutônia

Nova Corte da Melhor Idade de Teutônia é conhecida durante Encontro Municipal do Idoso

Emilda, Verno e Isolde integram a nova Corte da Melhor Idade (Foto: Édson Luís Schaeffer/Divulgação)

A quinta-feira, dia 27 de setembro, foi especial para a Melhor Idade de Teutônia. Isto porque foi momento de conhecer a nova Corte da Melhor Idade 2018/2019, que foi escolhida nesta quinta-feira, durante o Encontro Municipal da Melhor Idade, junto ao Centro Comunitário Martim Luther, no Bairro Languiru.

Coube ao corpo de jurados a difícil missão de escolher os sucessores da Corte 2017/2018, integrada pela soberana Lucena Matilde Konrad, rei Lindolfo Nascimento Ferreira e rainha Ilda Maria Ferreira. Cinco casais concorreram para Rei e Rainha. Já para soberana, eram quatro candidatas. Eles participaram de entrevista com as juradas, bem como desfilaram para o público. Para finalizar a missão das juradas, os candidatos ainda dançaram uma valsa.

Logo após o almoço e após muito suspense, a nova Corte da Melhor Idade foi conhecida. Como soberana, foi escolhida Isolde Livena Lenhard, do grupo Bem Me Quer, do Bairro Teutônia. Já como rei e rainha foi escolhido o casal Verno Kleinhaus e Emilda Feiden, do grupo Blumenstrauss, do Bairro Boa Vista.

A nova Corte da Melhor Idade representará Teutônia em encontros e bailes de idosos do município e região. O corpo de jurados foi integrado pela vice-prefeita no exercício de prefeita de Westfália, Evanete Inês Horst Grave; segunda-dama de Paverama, Ivani Dickel; jornalista Luciana Brune; repórter Jenifer Beckenbach; e rainha de Poço das Antas, Taziani Elisa Klein.

A escolha da nova Corte integrou o Encontro Municipal do Idoso, que ocorreu em sua 34ª edição, em alusão ao Dia do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro. O evento é uma promoção da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Teutônia, através do Departamento da Melhor Idade, em parceria com a Associação dos Grupos da Melhor Idade do município.

Assim como nas edições anteriores, os 15 grupos da Melhor Idade de Teutônia participaram do encontro, que reuniu cultura e lazer num só espaço. A programação iniciou com apresentação do Coral Municipal Anos Dourados, integrado por idosos do município. Em seguida, houve pronunciamentos e mensagem religiosa ministrada pelo pastor Márcio Frank e padre Eduardo Schuster.

Representando a Câmara de Vereadores de Teutônia e a Frente Parlamentar da Melhor Idade, Cleudori Paniz destacou a importância do evento. “É um momento de muita alegria ver esta energia positiva. Nossa Melhor Idade merece esta linda festa”, enalteceu.

O prefeito, Jonatan Brönstrup, frisou a importância de proporcionar momentos de convívio para a Melhor Idade. “Vocês acreditam no nosso município. Muito vocês já fizeram e ainda fazem por Teutônia. Há muito tempo, pessoas começaram a construir esta linda história. Se hoje Teutônia é a cidade que canta e encanta, é porque vocês não deixaram esta chama apagar. Aqui mostramos, mais uma vez, a nossa proposta, de investir nas pessoas”, sublinhou.

O Encontro Municipal do Idoso ainda contou com a apresentação teatral do grupo Sempre As Mesmas, coordenado pela professora Tuti Kerber, dos Núcleos de Cultura de Teutônia. A dança também integrou a programação, com a apresentação do Grupo Danças & Ritmos da Melhor Idade, coordenado pela professora Sônia Gomes. À tarde, houve baile animado pelo grupo Os Signos, de Teutônia.

Perfil da Corte da Melhor Idade 2018/2019:

Ø Soberana Isolde Livena Lenhard

– Grupo que representa: Bem Me Quer, do Bairro Teutônia

– Data de nascimento: 10/02/1956

– Estado civil: casada

– Número de filhos: 2 filhas

– Quanto tempo é sócia do grupo: 30 anos

– O que significa participar do Grupo da Melhor Idade? Para mim é uma honra fazer parte deste grupo, porque fiz muitas amizades e tive a honra de ser presidente por três vezes. Com isso, aprendi muito.

– Mensagem para as pessoas da sua faixa etária: Em primeiro lugar, agradecer a Deus e minha família e dizer que adoro os bailes da Terceira Idade, dançar, brincar e, principalmente, respeitar o próximo e fazer novas amizades. Por isso, sou feliz e amo a vida.

Ø Rei Verno Kleinhaus e rainha Emilda Feiden

– Grupo que representam: Blumenstrauss, do Bairro Boa Vista

– Data de nascimento: Verno, 08/10/1948, e Emilda, 30/05/1949

– Quantos anos estão juntos: 1 ano

– Número de filhos: 3, cada um

– Quanto tempo são sócios do grupo: Verno, 4 anos, e Emilda, 17 anos

– O que significa participar do Grupo da Melhor Idade: Significa, em resumo: convivência, alimentar o sentimento de pertencimento a um grupo, aprender algo novo, realizar atividades de lazer, manter e fazer amizades, sentir-se feliz.

– Mensagem para as pessoas da sua faixa etária: Que participemos mais do que nos é oferecido em termos de atividades para a Terceira Idade; que busquemos uma vida mais ativa, mais leve e saudável; menos remédios e mais paz, amor, amizade e bom convívio familiar; que vendamos uma imagem positiva do que é ser idoso.

Texto: Ascom Teutônia