RS RSS Destaques Geral

Nova ferramenta auxilia na emissão de alertas em tempo real no RS

A rede servirá para realizar a medida, o armazenamento e a transmissão de dados hidrológicos. - Foto: Divulgação Defesa Civil São Lourenço do Sul)
A rede servirá para realizar a medida, o armazenamento e a transmissão de dados hidrológicos (Foto: Divulgação Defesa Civil São Lourenço do Sul)

A Defesa Civil do RS busca, diariamente, diversas maneiras e ferramentas para auxiliar os municípios do Estado a prevenir eventos climáticos. Um exemplo disso ocorreu na última semana, com a instalação da Plataforma de Coleta de Dados Hidrológicos (PCDHidro) no arroio São Lourenço, situado em São Lourenço do Sul.

Uma equipe contratada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), foi até o município para realizar a instalação da plataforma, que é alimentada por energia solar. O equipamento consiste em um radar que mede o nível do rio, um pluviômetro automático e uma máquina fotográfica.

A rede servirá para realizar a medida, o armazenamento e a transmissão de dados hidrológicos, monitorando o nível do rio e de precipitação da região. Além disso, uma webcam permitirá registros fotográficos da situação do arroio, que serão transmitidos em tempo real pelas redes de telefonia celular.

As 186 plataformas que foram adquiridas pelo Cemaden, estão sendo instaladas em municípios situados em bacias com rápido tempo de resposta e alta densidade populacional, para auxiliar na emissão de alertas com dados em tempo real. A estação pode ser conferida no site do Cemaden, clicando em Estações e depois a opção Hidrológica.

Texto: Ascom Defesa Civil