Serviços RS RSS Estrela

Nova ferramenta dá maior transparência às licitações em Estrela

Processos podem ser acompanhados através de duas câmeras e recursos de áudio (Foto: Rodrigo Angeli)

Uma nova ferramenta tecnológica já está em uso na prefeitura de Estrela. Dentro da intensa rotina de modernização de todo o sistema da Administração, o Governo Municipal reservou espaço para um dos processos mais importantes de uma gestão: as licitações. Os processos, que sempre são abertos ao público, agora em fase de testes estão sendo gravados. Muito em breve poderão ser acompanhados de forma online. O recurso poderá ser utilizado em outras ocasiões quando se julgar necessário.

Trata-se de mais uma inovadora maneira de tornar os processos ainda mais transparentes, destaca o secretário da Fazenda. “Estamos modernizando todo o sistema da Prefeitura. Foi assim com o nosso site, com diversas outras plataformas, e dentro deste foco também não desvalorizamos os processos licitatórios”, afirma Henrique Lagemann. “Nosso objetivo é, acima de tudo, dar ainda mais transparência às licitações. Estas já são abertas ao público, podem ser acompanhadas por todos, mas agora, gravadas, poderão reduzir ainda mais as dúvidas ou questionamentos que ainda possam vir a existir. Também se torna uma ferramenta de segurança quanto à idoneidade dos servidores públicos envolvidos nas sessões, além da modernizar todo o processo”, completa.

Na última sexta-feira (26), o sistema já foi utilizado, durante o processo de concessão de operação da Usina de Tratamento de Lixo (UTL). Além da gravação em alta definição através de duas câmeras, há o recurso do áudio. Em breve, após alguns ajustes e mais testes, será disponibilizado de forma online. Mais informações podem ser obtidas junto a Secretaria da Fazenda pelo telefone 3981-1012.

Texto: Ascom Estrela