RS RSS Destaques Geral

Nova frente fria chega ao RS nesta terça-feira com mais chuva

upload-20161031141114climatempo_31_out
Chuva retorna para o Estado (Foto: Arte/Climatempo)

Depois de um fim de semana com muito sol e tempo seco, o tempo volta a ficar instável na Região Sul do Brasil. Uma acentuada queda da pressão atmosférica começa a ocorrer novamente sobre o norte da Argentina na noite da segunda-feira (31) gerando um forte sistema de baixa pressão atmosférica. As simulações atmosféricas indicam que o valor mínimo da baixa pressão poderá alcançar até 994 hPa.

Nas próximas 48 horas, esta baixa pressão atmosférica será alimentada por ventos quentes e úmidos que avançam do centro-norte do Brasil em direção ao Paraguai e ao norte da Argentina, e vai se juntar com uma frente fria que chega ao Rio Grande do Sul até a noite desta terça-feira, 1º de novembro.

Esta é uma combinação de condições atmosféricas típica para gerar tempestades severas. A população da Região Sul deve ficar atenta com a previsão do tempo nos próximos dias, pois a chuva forte e as intensas rajadas de vento voltam a ocorrer já nesta terça-feira.

Feriado com temporais

O feriado de Finados na quarta-feira (02) será marcado por nuvens carregadas e muita chuva sobre o Sul do Brasil. A frente fria avança até o Paraná associada com grandes áreas de instabilidade sobre a Região. O tempo fica seco, mas com temperatura amena, só no sul gaúcho. Há risco de temporais no Paraná, em Santa Catarina e no norte gaúcho. Na Grande Porto Alegre e na parte central do Rio Grande do Sul, a chuva vai parando no decorrer do dia. A semana segue com sol e predomínio de tempo seco no Rio Grade do Sul, mas Santa Catarina e Paraná ainda poderão ter eventos de chuva forte até a sexta-feira.

Texto: Ascom Climatempo