Vacinas Destaques Estrela

Nova marca: mais de 18 mil imunizados em Estrela

Marca foi alcançada nesta terça-feira, após outra etapa que a idade limite foi rebaixada, neste caso em quatro anos em relação à etapa anterior. Números fazem Estrela superar os 70% da população imunizada

No segundo dia seguido de mobilização contra a Covid-19 na semana, o sexto em sete dias, o Governo de Estrela alcançou uma nova marca na luta contra a pandemia. Nesta terça-feira (20) imunizou mais 727 estrelenses, já na faixa dos 31 anos ou mais. No total foram mais de 2 mil que receberam a primeira dose (D1) em apenas uma semana, o que fez o município atingir a marca de 18.208 imunizados. Considerando a estimativa de 26 mil a serem vacinados segundo os cálculos iniciais, Estrela já supera a marca de 70% do público-alvo.

Nesta quarta-feira (14), a Secretaria Municipal da Saúde realizará etapa extra para aqueles que perderam as datas da segunda dose (D2) dos imunizantes da CoronaVac e AstraZeneca, o que fará com que os índices deste segmento também cresçam. Hoje são 7.878 cidadãos com a dose complementar (D2) ou completa, ou mais de 30%, o que a deixa com um dos melhores percentuais do Estado nos dois levantamentos.

A etapa desta terça-feira (13), inicialmente destinada a idade limite de 32 anos ou mais, levou outra vez grande número de pessoas cedo ao Parque Princesa do Vale, antes mesmo da abertura dos portões. E de novo muitos com idade superior e de grupos prioritários que, sem limite de idade, tiveram diversas outras oportunidades de buscar a vacina. Mas este índice também vem caindo.

Com a grande mobilização da equipe de Saúde e dos voluntários do Lions, o fluxo foi diminuindo no decorrer da etapa e aos poucos a espera pela dose tornou-se pequena. Já no meio da manhã havia momentos que a fila era pequena, e a equipe de saúde decidiu por baixar a faixa etária para os 31 anos. O movimento voltou a crescer nas duas últimas horas, mas sem longa espera.

Doses atrasadas

Nesta quarta-feira (14) será realizada aplicação da segunda dose (D2) para todas as pessoas que estão em atraso, tanto do imunizante da CoronaVac como da AstraZeneca, que receberam a primeira dose antes de 10 de julho. A mesma ocorrerá das 8h às 12h, com entrada no Parque de carros pela Rua Bruno Schwertner; e de pessoas a pé pelo portão central da Júlio de Castilhos. Necessário levar a caderneta de vacinação cedida na ocasião da primeira dose, além de documento oficial com CPF.

A Prefeitura vai aguardar a chegada de novos lotes de vacina, a realização da etapa desta quarta-feira e as novas normativas que podem antecipar a aplicação da D2 nas pessoas que receberam a AstraZeneca. Por isso a data de uma nova etapa para o público em geral, o que avançou muito nos últimos dias, deve sair apenas ao fim ou final de semana.