Habitação Destaques Estrela

Nova Morada ganha extensão do Cras

Unidade que funcioná em espaço adaptado foi aberta na manhã desta sexta-feira (22), na presença de autoridades e moradores

Container adaptado, climatizado e com utensílios gerais será utilizado para atendimento

Uma rápida solenidade marcou, na manhã desta sexta-feira (22), a abertura oficial de uma extensão do Centro de Referência de Assistência Social (Cras Centro) no Loteamento Nova Morada, Distrito de Novo Paraíso. Com o objetivo de aproximar e facilitar o acesso aos serviços oferecidos no Cras, o Governo de Estrela, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), implantou a nova unidade no espaço, situado na Rua Alcides Dall Orsoletta (via principal do loteamento). Moradores locais, autoridades, imprensa e funcionários conheceram o container adaptado e com utensílios gerais que será utilizado como sede para o atendimento inicial das 250 famílias que já residem no núcleo habitacional, e projetando até o fim do ano de outras 126 famílias, cujas casas estão em construção.

Inicialmente, os atendimentos serão prestados em três turnos por semana, à tarde, quando os profissionais se deslocarão até o local. Nas segundas-feiras será na área do serviço social, abrangendo Cadastro Único, Bolsa Família, Pró-Jovem, oficinas, grupo de idosos e atendimentos por assistente social e psicóloga. Nas terças-feiras poderão ser tratadas questões relacionadas à área do trabalho, como o encaminhamento a vagas de emprego e currículos. Assuntos relacionados à habitação, como informações e encaminhamentos em geral, serão tratados nas quintas-feiras. O horário de atendimento poderá ser ampliado, de acordo com a demanda. Além disso, oficinas e encontros poderão ocorrer em outros dias da semana, e não somente nos que foram inicialmente estipulados. Os funcionários serão os mesmos do Cras Centro.

Moradores e autoridades prestigiaram o ato

Além de moradores locais, a cerimônia contou com o secretário da Sedesth, José Itamar Alves; da Saúde, Elmar Schneider; o presidente da Câmara de Vereadores, Élio Kunzler, e representantes de entidades como Rotary Club, Conselhos Municipais da Assistência Social e Saúde, Emater e outras, como também funcionários que prestarão os serviços oferecidos. Nilson Luis Stoll, candidato a presidente da única chapa inscrita a presidir a Associação de Moradores local, foi outro que prestigiou o ato. Alves citou a conquista. “Este espaço adaptado terá um aluguel de R$ 400 por mês. Baixíssimo custo para tudo o que ele vai nos permitir proporcionar e realizar aqui, basicamente o mesmo atendimento que realizamos no Cras Centro, mas evitando o deslocamento de todos até a cidade. Queremos, se tudo der certo, comprá-lo, e quem sabe repetir a experiência em outros locais. Ele é de vocês, nosso. Aproveitem, cuidem.”

O secretário Alves prosseguiu com a justificativa para o mais novo investimento. “Quando fomos a Brasília buscar apoio para abrirmos o loteamento, e o secretário Schneider aqui presente é a prova, nos acusaram de estarmos fazendo politicagem. Quando compramos esta área toda por pouco mais de R$ 950 mil, disseram que era politicagem. Olhem tudo o que já representa este local para as centenas de pessoas que aqui residem. Agora falam e vão dizer a mesma coisa. Mas garanto que isso sim é fazer política pública. O Nova Morada vai aos poucos recebendo a estrutura necessária para a melhoria da qualidade de vida de seus moradores. E vamos seguir firmes assim”, completou o secretário, ao citar entre outras iniciativas buscadas para o local a implantação da horta comunitária e da praça. Schneider projetou. “Podemos encostar aqui ao lado o nosso ônibus da saúde e realizar alguns atendimentos.” Depois da solenidade, que contou com apresentação do Coral do Gracie, todos foram convidados a conhecer o ambiente.

Moradores

Na mesma ocasião foi aberta a eleição da diretoria da Associação dos Moradores da Nova Morada. Os moradores locais poderiam votar, até as 15h, em uma urna colocada ao lado do Cras. Vilena Barbosa (69) foi uma das que aproveitou a ocasião de abertura do Cras para participar do pleito. “Aquilo que a gente não participa, não ajuda, também não tem o direito de cobrar”, ensinou.

A única chapa inscrita tem como candidato a presidente Nilson Luis Stoll e é formada também pelo vice-presidente Luis Carlos da Costa da Silva; 1ª secretária Venilda Gross; 2º secretário Juan Carlos Spier; 1º tesoureiro Ataíde Boa Vista e 2ª tesoureira Paula Rosane Weisheimer. Os conselheiros são Ademir Luis dos Santos, João Carlos Schlindvein, Ana Conceição da Costa, Bronildo dos Santos, Maria Oneide Santos da Cruz e Leandro Jair da Rosa. Caso a chapa seja eleita (53% dos votos válidos), a posse ocorrerá dia 27 de fevereiro, às 19h, na Câmara de Vereadores.

 

Texto e foto: Rodrigo Angeli
Prefeitura de Estrela