Saúde RSS Estrela

Nova Morada recebe ação social com fins diversos

 Vitória Barth levou seu cão para ser vacinado (Foto: Rodrigo Angeli)
Vitória Barth levou seu cão para ser vacinado (Foto: Rodrigo Angeli)

Os moradores do Loteamento Nova Morada, em Novo Paraíso, foram foco no último sábado pela manhã, dia 1º, de uma ação social promovida pelo Governo de Estrela. As secretarias municipais do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) e do Meio Ambiente e Saneamento Básico, realizaram diversas atividades e passaram orientações envolvendo limpeza pública, coleta seletiva de lixo e a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Outros temas de interesse das 250 famílias, como doenças e a multiplicação incontrolada de cães também foram tratados, inclusive com vacinação gratuita realizada.

Os profissionais das duas pastas passaram, de acordo com suas áreas, orientações para a realização mais correta de diversas atividades visando o bem coletivo, como a separação de lixo e o dia correto de descarte . “Um dos objetivos foi o de aproximar os moradores do poder público, para que os novos moradores possam desenvolver de forma ordenada algumas obrigações e com isso promover maior qualidade de vida para as famílias e o local onde moram”, destaca o secretário do Desenvolvimento Social, José Itamar Alves. “Trata-se de mais uma forma de aproximação e interação da prefeitura com o loteamento e seus moradores, que é forte desde a época das inscrições.”

A ação reuniu dezenas de pessoas e famílias inteiras, numa espécie de integração. Enquanto crianças podiam se divertir com desenhos, pinturas e brincadeiras, demais familiares tomavam chimarrão oferecido no local. Um dos maiores movimentos ocorreu na tenda que promovia a aplicação gratuita de anticoncepcional e vermífugo contra pulgas, carrapatos e vermes em 75 cães e alguns gatos. “Há muitos cachorros aqui. Por isso vacinar o meu cão foi muito importante”, avaliou a estudante Vitória Hauschild Barth. Já uma orientadora e um mascote gigante do Aedes Aegypti visitaram as residências levando informações de combate a proliferação do mosquito.

Texto: Ascom Estrela