Venâncio Aires Alimentação Rural - Agricultura

Nova reunião para avaliar informações, define data para o Decreto de Emergência de Estiagem no Município

Linha Esperança, milho

Prefeito Giovane Wickert assina na próxima segunda-feira o Decreto que declara a situação anormal, caracterizada como Situação de Emergência, nas áreas mais afetadas pela estiagem que será encaminhado para o Governo do Estado para homologação.

Durante dois dias uma equipe técnica percorreu diferentes localidades do interior do município fotografando e mapeando as áreas mais afetadas pela estiagem de chuva, afim de cumprir as determinações da resolução Nº 02/2016. No primeiro encontro foram definidas as ações para o levantamento das necessidades e a logística necessária para suprir as propriedades e famílias atingidas. Relatórios foram emitidos pela EMATER-ASCAR/ RS, Defesa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Sindicato Rural e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais cruzando dados para a elaboração de um diagnóstico das perdas das principais culturas e o número de produtores rurais que estão enfrentando da falta de água potável. A partir destes dados será formada a base para a elaboração do Decreto de Emergência de Estiagem, que foi classificado em intensidade Nível II.

De acordo com dados obtidos através da EMATER a estiagem já causa danos e prejuízo aos produtores rurais de mais de R$ 40 milhões em Venâncio Aires e as perdas quantificadas são consideradas irreversíveis e abrangem mais de 1.500 famílias. O relatório sobre a falta de chuva aponta os prejuízos nas culturas do milho, tabaco, bovinos de corte, soja, bovinos de leite, arroz, olerícolas, moranga, feijão e pastagem. O fumo possui destaque negativo onde foram atingidos 9.150 hectares, representando uma perda de 14,90%. São mais de R$ 31 milhões que deixam de circular nas mãos dos produtores venâncio-airenses que inevitavelmente trouxe reflexos para a economia urbana.

Este levantamento será realizado para ser anexado ao decreto, que será assinada pelo Prefeito Giovane Wickert, na próxima segunda-feira, 6, a partir das 16h, na sala de reuniões do Gabinete. Com o decreto de situação de emergência poderia ser redigidos de maneira menos burocrática, a contratação de serviços, pedidos de auxílio de voluntários e outras ações. A Prefeitura trabalha também no auxílio direto aos produtores com dois caminhões-pipa, bem como, máquinas para abertura de reservatórios nas propriedades. Para solicitar o serviço, os produtores devem entrar em contato pelo telefone (51) 3983-1106.

 

 

Assessoria de Imprensa de Venâncio Aires