Região RSS Geral

Nova sede do Instituto do Câncer Infantil recebe sala apadrinhada pelo Projeto Criança Dália

Espaço apadrinhado pela Dália Alimentos na nova sede do ICI. Dirigentes e representantes da Dália com a fundadora e diretora Sylvia Lawson Foster (Foto: Carina Marques)
Espaço apadrinhado pela Dália Alimentos na nova sede do ICI. Dirigentes e representantes da Dália com a fundadora e diretora Sylvia Lawson Foster (Foto: Carina Marques)

Em 2015, a Dália Alimentos, por intermédio do Projeto Criança Dália, doou R$ 200 mil ao Instituto do Câncer Infantil (ICI). Na quarta-feira (28), dirigentes da cooperativa e membros da comissão do projeto puderam visualizar onde uma parcela deste valor foi aplicada. Uma sala ampla e com o emblema do Projeto Criança Dália confirma que a doação foi revertida a uma causa voltada à solidariedade, à ajuda e à cura.

Ao abrir a porta do Núcleo de Assistência à Família, ambiente instalado dentro do novo Centro Integrado de Apoio do ICI, é possível ver a logomarca do projeto, um breve histórico e toda a contribuição dele ao Instituto que inaugurou a nova casa em clima de festa. No espaço, 28 voluntárias prestam assistência às famílias das crianças que são atendidas pelo ICI. Hoje, este número é de aproximadamente 400 pacientes.

Envolvidas pelo sentimento de agradecimento, as voluntárias e responsáveis pelo núcleo, Ana Thaddeu e Nelcy Paixão, apresentaram as instalações à comitiva da Dália, que esteve presente no ato de inauguração do novo complexo localizado na Rua São Manoel, 850, no Bairro Rio Branco, em Porto Alegre.

Toque infantil, que lembra animais, cortinas com tecido estampado em preto e branco e uma vaquinha batizada de “Dalinha”, além de desenhos, quadros e outras figuras compõem o cenário da sala que recebe a doação de roupas e alimentos não-perecíveis entregues às famílias. “Estamos muito felizes com este espaço. Temos a certeza de que a Dália não só apadrinhou nosso núcleo, mas também está acarinhando todas as famílias do ICI que necessitam de apoio”, afirma Ana, arquiteta e voluntária do instituto há 14 anos.

O presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini; e o presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, acompanhados por conselheiros e membros da comissão organizadora do Projeto Criança Dália, ficaram encantados e supressos com o espaço. Freitas lembrou que a Dália contribui e colabora com o Instituto há 18 anos e que, desde então, os índices de cura da doença passaram de 30 para 75%. “É com imenso orgulho e satisfação que participamos da construção deste grandioso sonho, que é a edificação da nova sede do Instituto. Ser parceiro e apoiador desta causa, para todos nós, da Dália, é emocionante e nos deixa tomados por um sentimento de orgulho. Parabéns ao ICI por mais esta importante conquista que também é de todos nós.”

Freitas também falou acerca das embalagens de leite Dália e da bebida láctea sabor chocolate, que contam com a ilustração do Leão da Coragem, símbolo do ICI. “Parte do valor comercializado em cada unidade é revertido ao Instituto, fortalecendo ainda mais essa bela e sólida parceria de longa data e fortificada ano após anos.”

A fundadora e diretora do ICI, Sylvia Lawson Foster, enalteceu que a Dália é uma importante parceira do Instituto. “A sala apadrinhada pelo Projeto Criança Dália ficou linda, um ambiente acolhedor. Obrigada à Dália por estar presente em nosso novo espaço e pela parceria imprescindível nestes anos todos.” Na inauguração do novo Centro de Apoio, também se fizeram presentes autoridades, lideranças, e famosos. Dentre eles a embaixadora nacional do Instituto do Câncer Infantil, Fernanda Lima.

Saiba mais
Um prédio com área total de três mil metros quadrados é o novo endereço do Instituto do Câncer Infantil. A edificação, dividida em quatro andares, contempla as áreas administrativa, pesquisa científica, Núcleo de Apoio ao Paciente (NAP), brechó, central de doações, núcleo de voluntariado, recreação, atividades festivas e serviços de assistência, todas sob a coordenação do Instituto, que completa 25 anos no mês de dezembro.

Para a criação do Centro Integrado de Apoio, o Instituto do Câncer Infantil, investiu R$ 9 milhões, recurso arrecadado através de doações feitas pela comunidade, parceiros, empresas privadas e por meio da realização de eventos e projetos ao longo de quase dez anos. Com a inauguração do novo espaço, será possível ampliar, de forma expressiva, os programas de assistência para as crianças e os adolescentes com câncer e suas famílias. O Instituto possui 65 funcionários e 450 voluntários.

Texto: Ascom Dália Alimentos