RS Educação Encantado RSS Eventos Destaques

Novas tecnologias: mudanças que transformarão o mercado de trabalho

Pittol é coordenador do curso Técnico em Informática e mediará a palestra (Foto: Arquivo Pessoal)

A quarta revolução industrial, assim denominada pelos cientistas, está cada vez mais próxima de atingir a população e, principalmente, a maneira de trabalho atual. Causada por robôs integrados em sistemas ciberfísicos e marcados pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas essa nova era tende a transformar o mercado de trabalho.

Um estudo divulgado pelo Fórum Econômico Mundial aponta que, até 2021, sete milhões de pessoas ficarão desempregadas por consequência dos avanços tecnológicos. Entre os mais afetados, está o cidadão com idade média, ou seja, essa mudança traz consigo uma tendência à automatização total das fábricas.

Com o tema “Big Data, Machine Learning e Indústria 4.0: as mudanças que transformarão o mercado de trabalho”, o encantadense e mestre em Matemática Pura e doutor na área de Modelagem de Matemática, Rodrigo Dalla Vecchia, ministrará uma palestra sobre o assunto. “Engana-se quem pensa que esta realidade está longe de nós. Durante o encontro mostrarei o cenário mundial e as transformações que já vem ocorrendo. Após, cases de São Paulo, Rio Grande do Sul e até mesmo da nossa Região serão apresentados. Por último, falarei das perspectivas desse novo mercado visando a forma de ensino e o aprendizado”, relata.

Conforme o coordenador do curso Técnico em Informática da LumeCep e cientista da computação, Eduardo Pittol, que irá mediar a palestra, o assunto é de grande importância visto que já vivemos uma nova era, onde o acesso à informação ficou fácil e imediato e as pessoas precisam estar preparadas para lidar com essas mudanças. “O mercado de tecnologia da informação está super aquecido. As empresas estão sendo forçadas a entrar no mundo digital. Quem não estiver antenado para as tendências que estão sendo ditadas pela TI, vai perder espaço no mercado. A TI deixou de ser um departamento atirado num canto da empresa com pessoas consertando computadores”, destaca.

Além disso, os encantadenses objetivam provocar os participantes a pensarem nesse contexto dentro das salas de aula. Incentivando a se questionarem se “como aprendemos hoje irá suprir as necessidades de mercado em todos os âmbitos da sociedade no futuro”, ressalta Dalla Vecchia.

Inscrições para a palestra encerram na próxima segunda-feira

O evento, promovido pela Lume Centro de Educação Profissional (LumeCep), acontece na próxima terça-feira, a partir das 19h, na escola, situada na rua Borges de Medeiros, nº 25, em Encantado, e tem por objetivo compreender as principais transformações que estão ocorrendo em nível de mundo e de Brasil e os impactos que a tecnologia já está trazendo e trará no mercado de trabalho

Interessados em participar devem confirmar presença, até segunda-feira (19), enviando e-mail com nome completo, telefone e cidade para atendimento@lumeonline.com.br ou pelo telefone 3751-6812. A entrada é um quilo de alimento não perecível, que será doado à entidade Associação Pró-Menor Encantado – AME.

Texto: Portal Região dos Vales