Saúde RSS Colinas

Novembro Azul: saúde do homem é tema de roda de conversa

roda_de_conversa_homemO mês de novembro é dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. Em virtude disso, para o dia 25 de novembro, a Secretaria Municipal da Saúde tem programada uma roda de conversa com o médico pneumologista Dr. Juliano Petter e o psiquiatra Dr. Nelson Lemos. A atividade ocorre na Câmara Municipal dos Vereadores, a partir das 14h.

O objetivo é conversar e orientar os participantes não somente em relação ao câncer de próstata, mas todas as doenças que atingem os homens, servindo como um meio de prevenção e diagnóstico precoce da população masculina.

Saiba mais

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens (perde apenas para o câncer de pele não melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão. Cerca de um homem em 36 morrerá de câncer de próstata.

O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de cerca de 66 anos. Desta forma, recomenda-se que a prevenção passe a ser feita a partir dos 45 anos se existe risco elevado para o surgimento do câncer, ou seja, casos de câncer de próstata na família. Se não existem, o homem deve visitar o urologista anualmente a partir dos 50 anos e realizar o exame de toque e de PSA, principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos.

Novembro foi escolhido como mês oficial de conscientização sobre o câncer de próstata, pois dia 17 deste mês é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O “Azul” veio da cor oficial usada como símbolo de combate à doença. Surgiu assim o Novembro Azul, movimento que prioriza ações de conscientização sobre a neoplasia.

Texto: Ascom Colinas