Artigos - Educação

Novidade para se deliciar o ano todo

Carine trabalha como auxiliar administrativa na Sorvetes Sabory (Fotos: Arquivo pessoal)
Carine trabalha como auxiliar administrativa na Sorvetes Sabory (Fotos: Arquivo pessoal)

“Trabalhamos com produtos sazonais, com fabricação de sorvetes e picolés, e na baixa temporada acontece a demissão dos funcionários”. Foi assim, que a aluna do curso Técnico em Administração Carine Marchetti viu no Trabalho de Conclusão de Curso a oportunidade, que almejava há tempo, para inovar no ramo e ainda encontrar uma solução para o problema.

Atuando desde 2012 na Sorvetes Sabory, a auxiliar administrativa buscou junto aos fornecedores uma proposta diferente para empresa: dar início a produção do gelato.
A iguaria, que é uma espécie de sorvete menos gelado, foi a opção para continuar a produção durante o ano todo e, consequentemente, manter os colaboradores na empresa.

“Fomos pensando e discutindo novos sabores, aromas, embalagens (potes e rótulos), tendências e quais produtos são os mais vendidos”, relata. Esse foi o primeiro passo para a nova proposta. Porém, as dificuldades também estiveram presentes no decorrer do processo. “Na hora de colocar as ideias no papel com a finalidade de elaborar um bom trabalho, tanto para mim como para as pessoas que irão ter acesso a ele, foi um momento complicado”, relembra.

Com relação ao TCC Carine conta que foi prazeroso realiza-lo, pois pode ajudar a empresa em que atua e também os colegas. “Essa situação é comum lá dentro, mas ao mesmo tempo desconfortável para mim. Todos precisam de emprego e encontrar uma forma para mudar esse aspecto negativo dentro da instituição é gratificante”, relata.
Bosque nevado, panetone e churros são as opções para a novidade. Os dois primeiros já estão no mercado como edição limitada. “O sabor churros deve chegar aos estabelecimentos na próxima semana. Se houver boa aceitação e procura pelo consumidor vamos manter a fabricação”, conta.

Sabor churros é uma das opções da iguaria
Sabor churros é uma das opções da iguaria

Conforme Carine, realizar o trabalho foi um dos pontos positivos do curso. “O técnico irá me ajudar no sentido de propor sempre o melhor para a organização, unindo prática e teoria. Buscar ideias para criar novos produtos é um dos objetivos da empresa e eu posso colaborar. Dessa forma todos crescemos juntos, é um trabalho coletivo”, explica.

Ao ser questionada sobre o ensino e a estrutura oferecida pela escola, a aluna se diz satisfeita. “Quem quer se qualificar em cursos técnicos não precisa sair de Encantado, basta procurar a LUMECEP. A instituição conta com ótimos professores, eu aprendi muito com eles durante o curso e cada momento lá dentro foi muito importante para o meu crescimento profissional”, destaca.

Saiba mais

Acredita-se que essa iguaria tenha sido inventada pelos chineses há mais de três mil anos. No início, a receita levava neve, mel, frutas e gema de ovo. Depois, a receita foi incrementada pelos árabes, que misturaram água, criando assim o sorbet. Anos mais tarde, os italianos acrescentaram leite e passaram a fabricar o produto numa máquina mantecadora (do italiano mantecare, que significa bater ou misturar), dando origem ao chamado gelato.
Engana-se quem pensa que a delícia é tratada apenas como uma opção de sobremesa. O gelato é considerado um alimento completo, consumido a qualquer hora e estação, porque contém proteínas, açúcares, cálcio e ainda vitaminas, dependendo do sabor escolhido.
O produto é bem diferente do sorvete convencional. Além da consistência e sabor divergentes, o gelato é mais saudável. Isto se deve ao modo como esses lanches são preparados, incluindo os ingredientes e a quantidade de cada um.

Ambos possuem em suas composições açúcar, água, leite e o sabor desejado. Todavia, no caso do gelato há um equilíbrio maior na proporção açúcar e água, o que faz deste produto menos açucarado que o sorvete.
Outra diferenciação entre esses itens é com relação ao sabor, pois enquanto o primeiro recebe ingredientes “in natura”, o segundo possui em sua composição polpas artificiais.

A cremosidade natural do gelato é outro ponto a ser levantado nesta discussão, pois este lanche possui menos ar que o sorvete e, consequentemente, tem uma textura mais leve.

Também devido a textura, o gelato é servido em temperaturas mais elevadas, promovendo suavidade no momento da degustação, uma vez que o sabor fica mais acentuado do que o gelo agressivo.

Além destas discrepâncias, existem ainda duas questões importantes neste embate. Isto porque, ao contrário do sorvete, o gelato não leva em sua composição corantes artificiais, conservantes e aromatizantes.

Assim, todas os aspectos visuais, gustativos e olfativos deste produto advém de seus ingredientes naturais. Já com relação a gordura, o sorvete possui de 50% a 60% a mais que o gelato, o que faz este último ser mais saudável.

Texto: Portal Região dos Vales