Espaço de 1,1 mil metros quadrados foi inaugurado na noite desta terça-feira com a presença de autoridades
Começou a funcionar ao meio-dia desta quarta-feira o novo Atendimento 24 Horas do Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado. Com quase três vezes mais espaço do que o anterior – passando de 380 para 1,1 mil metros quadrados. O local agora possui salas para acompanhantes, espaço Kids, consultórios, salas de observação e de atendimento, com fluxo ordenado, ou seja, o paciente ingressa por uma porta (através do acesso da Avenida Benjamin Constant) e sai pela portaria principal da Benjamin Constant esquina Carlos von Kozeritz, evitando assim o fluxo reverso, o que tumultuava o atendimento.
A solenidade de inauguração ocorreu na noite de ontem (9), com a presença de dezenas de convidados, de colaboradores do hospital e de membros da direção. Os breves discursos foram pautados pela parceria existente entre o HBB e a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (VTRP), que é a principal operadora a atuar no espaço; e nos investimentos feitos na modernização e qualificação do atendimento em saúde no HBB nos últimos anos.
“A ideia de ampliar foi muito em função dos números de atendimento: eram mais de 2,6 mil, entre clínico e pediátrico, por mês no antigo espaço do Pronto Atendimento”, explica o presidente do Hospital Bruno Born, João Batista Gravina. “Se contarmos os chamados com especialistas, os números chegam a 3,4 mil por mês. Mas as áreas eram restritas e começou a ocorrer um fluxo cruzado: os pacientes entravam na sala de espera, saíam e voltavam, e isso causava um grande mal-estar. Agora o fluxo será contínuo: o paciente não volta mais ao lugar onde entrou.”
Parcerias
Gravina elogiou a parceria com grandes empresas e entidades regionais, como a Univates e a Unimed, nos projetos do hospital. Presidente da Unimed VTRP, Aldo Pricladnitzki, também enalteceu os trabalhos conjuntos, falou de sua história como médico na região e como cooperado Unimed. “A felicidade que tenho hoje é perceber o HBB e a Unimed, juntos, beneficiando a comunidade. É um trabalho voltado exclusivamente a este fim.”
Melhorias
As mudanças atingem também o número de médicos disponíveis e demais colaboradores. Hoje são 45 pessoas atuando no espaço, e o projeto será expandido em mais 15 profissionais. Além disso haverá mudanças na fachada do hospital, tornando-a mais moderna; a entrada principal será reformulada; e será lançado, em breve, o aplicativo “Portal do Paciente HBB”. Com ele, o paciente que precisa ir ao Atendimento 24 Horas poderá realizar o check-in ainda em casa, e ficará sabendo, entre outras informações, em quanto tempo será atendido.
“A utilização do aplicativo poupará tempo e estresse do paciente, que não precisará chegar com dor, por exemplo, e preencher papelada no hospital”, informa o vice-presidente, o médico Marcos Frank.
Coordenador médico do Atendimento 24 Horas, o médico emergencista André Weber destaca a preparação da equipe para este novo momento. Os treinamentos começaram já no ano passado. “São poucos os hospitais do Estado, se é que exista algum, que ofereça um ambiente tão bom a seus pacientes como este. É um setor onde o paciente será ainda melhor atendido, onde vai se sentir seguro. O processo será mais ágil: não queremos perder tempo com papelada, burocracia, mas sim com o paciente. Dar a atenção necessária a ele, sermos ainda mais efetivos”, discorre.
Saiba mais:
– O Atendimento 24 Horas é exclusivo para convênios e particulares
– Nos próximos meses a quantidade de leitos deverá ser triplicada
– As salas de observação agora são individualizadas por sexo, e crianças têm espaço exclusivo
Fotos Emilio Rotta
Assessoria de Imprensa HBB