Meio Ambiente Educação Destaques Estrela

Novo espaço qualifica ações de educação ambiental em Estrela

Descerramento de placa marcou entrega oficial da obra

Secretaria Municipal do Meio Ambiente entregou, na manhã desta terça-feira, prédio no Horto Florestal

O município de Estrela passa a contar com um local adequado e planejado para atividades de educação ambiental. Na manhã desta terça-feira (17.12) foi inaugurado, pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Saneamento Básico, o “Espaço de Educação Ambiental e Produção de Mudas”, localizado no Horto Florestal, na localidade de Santa Rita.

O prédio possui 88 metros quadrados, com área de convivência para a realização das ações. Com isto, o município qualifica a estrutura do Horto Florestal, que produz mudas utilizadas na arborização urbana, em compensação ambiental, reposição florestal obrigatória e para a distribuição à comunidade em geral. Na ocasião pronunciaram-se o secretário Hilário Eidelwein, a promotora de Justiça Andrea Almeida Barros e a bióloga Andrea Vargas dos Santos, que coordenou o processo de construção.

Nas manifestações, todos destacaram a importância do local como um espaço promissor, principalmente para as crianças, para o entendimento da necessidade de preservação do meio ambiente com equilíbrio para as futuras gerações. As melhorias executadas, conforme o secretário Hilário Eidelwein, são o primeiro passo, pois o objetivo é qualificar ainda mais a área do Horto Florestal.

Alunos da Emef Ruth Markus Huber fizeram o plantio de uma árvore

Após ocorreu o descerramento de uma placa alusiva e os alunos da Emef Ruth Markus Huber fizeram o plantio de uma árvore, simbolizando início das atividades. O Horto Florestal, onde se localizado o espaço, possui 7,8 hectares e abriga exemplares arbóreos nativos existentes na região. Um viveiro com mil metros quadrados, com sombrite e irrigação automatizada, propicia as condições necessárias para o desenvolvimento das mudas.

O ato de inauguração contou com a presença do secretário do Meio Ambiente Hilário Eidelwein; da promotora de Justiça da Promotoria de Justiça Especializada, Andrea Almeida Barros; secretários municipais do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Paulo Finck, e da Agricultura, José Adão Braun; representantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente; Emater/RS-Ascar, Lions Clube, alunos e professores da Escola Municipal Ruth Markus Huber, e servidores da pasta do Meio Ambiente e Agricultura.

 

 

Texto e fotos: Paulo Ricardo Schneider
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela