Cultura Destaques Muçum

Novo livro de Muçum é lançado em sessão solene

A Semana do Município iniciou no domingo, com a final do Municipal de Futebol. Dando prosseguimento a uma programação encorpada e diversificada, na noite de ontem, em sessão solene na Câmara de Vereadores, foi lançado o livro “Muçum 60 anos de história”. A programação teve ainda apresentação do Coral Municipal de Muçum. A nova edição reconta a história da Princesa das Pontes, desde a história dos primeiros moradores, passando por eventos e períodos importantes, até chegar em fatos recentes.

A secretária de Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto, Jacinta Casagrande, diz que se identificou a necessidade de criação de nova conjuntura, acrescendo episódios relevantes, inserindo detalhes inédito. Neste contexto, também é narrado o trabalho de todas as Administrações Municipais, que estiveram à frente do Executivo muçunense. “Recontamos a história com algumas particularidades que a comissão nos ajudou a adentrar. Além disso, sentíamos a falta de narrar acontecimentos recentes, e que merecem outro espaço além de simplesmente estar em nossa memória”, diz.

A comissão mencionada pela titular da pasta é composta pela própria Jacinta, além dos muçunenses Adilson Marchini, que foi músico, secretário de Obras e militar aposentado após participar de uma missão de paz durante a Guerra de Suez; Clanir Fantin Pires, secretária de Educação e Cultura por vários anos; Sônia Regina Ravasio Rodrigues, professora de português aposentada; Rejane Kunz Cuciolli, biblioteconomista do município; Luís Gustavo Bettinelli, assessor de imprensa da Prefeitura; Bruna Luzzi Brino e Rafaela Dalmolin Picolli, funcionárias da Ação Social, Cultura, Turismo e Desporto.

O livro de quase 300 páginas, é escrito pelo encantadense Airto Francisco Gomes, bacharel em Letras Português/Literatura (UNIVATES), pós-graduado em Gestão Pública (UNIVATES) e Extensão Pública da Cultura (UFRGS). Gomes é professor, escritor, (Cadeira nº23 da Academia Literária do Vale do Taquari), autor de 27 livros, entre eles, nos segmentos de história de municípios, ficção infanto-juvenil, biografias de personalidades e empresas e editor de textos em revistas e jornais da região do Vale do Taquari.

 

Assessoria de Imprensa de Muçum