Investimento Destaques Estrela

Novo prédio do Foro Trabalhista de Estrela é inaugurado

Moderno espaço, com mais de 2,6 mil metros quadrados, irá abrigar as duas varas de trabalho que funcionam no município

Em uma cerimônia que contou com a presença da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), a desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez, foi inaugurado ao fim da manhã desta quinta-feira (30), em Estrela, o novo prédio do Foro Trabalhista de Estrela. A obra da edificação de mais de 2,6 mil metros quadrados atende aos parâmetros estabelecidos pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e teve um custo total de R$ 7,4 milhões. A jurisdição do Foro Trabalhista de Estrela também abrange os municípios de Bom Retiro do Sul, Colinas, Fazenda Vilanova, Imigrante, Paverama, Poço das Antas, Teutônia e Westfália.

O prédio fica localizado no Centro – Rua Pinheiro Machado, nº 285, próximo à Prefeitura de Estrela e outras centrais de serviços, e abrigará as duas varas de trabalho que operam no município. Uma sala será cedida ao Cartório Eleitoral – Justiça Eleitoral. O edifício que possui acessibilidade com elevadores internos e acesso direto ao térreo sem escadas, conta com um subsolo, estacionamento privativo, com vagas especiais, e dois andares para uso do público, e conta com recursos de sustentabilidade como para captação e o reuso da água da chuva, além de valorização da iluminação natural das salas e escolha de aparelhos eletrônicos mais eficientes e econômicos.

Além da desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez e do vice-prefeito João Carlos Schäfer, o ato contou com a presença do diretor do Foro Trabalhista de Estrela, Rogério Donizete Fernandes; a juíza de Direito Caren Letícia Castro Pereira, diretora do Foro da Comarca de Estrela; e os juízes federais Mauro Sbaraini e Clocemar Lemes Silva; além do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Estrela, Rafael Godinho; também demais autoridades; representantes da classe trabalhista e comunidade.

Demanda atendida

Segundo o diretor do Foro Trabalhista de Estrela, Rogério Donizete Fernandes, a iniciativa tem como objetivo dar qualidade ao atendimento da população e às condições de trabalho das equipes envolvidas em uma demanda real. “Trata-se de uma construção que agora é inaugurada, dez anos após conseguirmos este terreno, e que só foi possível graças a doação da área por parte da prefeitura”, frisou. “Desde a inauguração da segunda vara, em 2013, mas que passou a operar no mesmo local da primeira, a situação se complicou pois dobrou o número de operações, pessoas trabalhando e sendo atendidas, em um mesmo espaço, que antes mesmo disso já não dava conta da demanda”, explicou. “Agora, a situação com certeza será bem outra e o reflexo poderá ser percebido por todos.”

Parceria

Para o vice-prefeito, João Carlos Schäfer, é justamente este o papel do Poder Executivo. “Estamos hoje alcançando mais uma conquista para Estrela e seus munícipes, pois entregamos à comunidade um prédio de última geração, moderno, como merece nossa população”, destacou. “O Poder Executivo vai buscar colaborar e estar sempre à disposição do Poder Judiciário, pois é ele que faz a conciliação, entre o capital e o trabalhador, sendo um centro de justiça muito importante para sempre celebramos a paz.”

Avanços

Para a Presidente do TRT4, desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez, o projeto é um avanço para uma cidade que também avança em diversas áreas, e que acompanha as necessidades dos novos tempos, já que contempla aspectos de sustentabilidade, economia e modernidade. “É muito confortável, vai atender os jurisdicionados, os trabalhadores e os empregadores de Estrela, esperamos fazer um bom trabalho a serviço da comunidade, porque o que nós fazemos é isso, servir ao público”, relata a presidente do TRT-RS.

Fotos: divulgação/Prefeitura de Estrela