Destaques Estrela Turismo

Novo roteiro valoriza o turismo local em Estrela

Entretrilhas teve as duas primeiras caminhadas no último domingo, pelo interior do município

Organizado pela Off Aventura, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur) e Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), o “Entretrilhas”, novo roteiro turístico de Estrela, teve os primeiros passeios no último domingo(08.11). Foram 3,5 quilômetros de caminhada leve, com paradas no Alambique Berwanger, onde houve degustação e visita ao espaço, propiciando um contato direto com a cultura alemã, e encerramento no Pátios Garden, em Linha São José, empreendimento que está iniciando atividades na cidade.

Pela manhã o grupo reuniu 21 pessoas de Estrela, Lajeado e Teutônia, e mais dez participaram à tarde. Saindo das imediações do porto, seguiram pela linha férrea, com uma parada para rapel no viaduto sobre o Arroio Boa Vista. Conforme Brian Dias, proprietário da Off Aventura, neste ano marcado pela pandemia, em que somente agora as atividades como esta começam a ser liberadas, a opção inicial foi por um trajeto mais curto.

Mas a intenção, segundo ele, é ampliar para até 10 quilômetros quando tudo estiver normalizado, incluindo também outros empreendimentos localizados no interior do município. Inicialmente serão realizadas caminhadas duas vezes por mês ou até mais, mediante agendamento, para grupos com no mínimo dez pessoas.

No Alambique Berwanger, já tradicional na cidade, os participantes puderam conhecer o processo de produção da cachaça e degustar as  cachaças e licores produzidos. Momento para um brinde e para apreciarem e a beleza do local, seus jardins floridos e a casa centenária em estilo enxaimel, que remete à cultura alemã. O passeio foi finalizado no Patios Garden, em Linha São José, onde foi servido um lanche. Nina Bücker, apreciadora deste tipo de atividade, aprovou a iniciativa, destacando o entrosamento e animação do grupo, assim como os pontos escolhidos para a visitação, como o alambique, onde destaca o bom acolhimento de seus proprietários. Num ano marcado pela pandemia, junto com um grupo de amigas ela comemorou o fato de poder voltar a praticar atividades ao ar livre como esta, que proporciona o contato direto com a natureza.

De acordo com a secretária de Cultura e Turismo de Estrela, Carine Schwingel, este roteiro busca valorizar o turismo local, por meio do contato com a natureza, e destacar pontos que, muitas vezes, não sãoconhecidos por grande parte da população. “O turismo local deve ganhar muita força pós-pandemia, principalmente as atividades ao ar livre, que são mais seguras. Na Secultur estamos trabalhando para criar oportunidades condizentes com esta nova realidade”, explica.

 

Texto e fotos: Paulo Ricardo Schneider