RS Educação RSS Destaques Estrela

Novos ares da educação mais uma vez em debate

Serão três dias de debates, painéis e palestras voltadas à educação (Foto: Arquivo/Prefeitura de Estrela)

Assim como ocorreu em julho de 2017, ao final deste mês Estrela voltará a ser sede de outros aprofundados debates no quais a educação pautará os temas. O Fórum Internacional de Educação do, Vale do Taquari, agendado para os dias 26, 27 e 28, deverá reunir milhares de educadores, sociólogos, políticos e demais profissionais em uma reflexão sobre o atual contexto e os novos rumos da área. A primeira fase de inscrições chegou ao fim na última semana, já com mais de 900 inscritos. A segunda se estenderá até o próximo dia 23. O local do evento será o ginásio da Paróquia São Cristóvão, na Rua 1º Maio, 15, no Bairro Boa União.

Assim como em 2017, o fórum é promovido pela Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e Associação dos Secretários Municipais de Educação do Vale do Taquari (Asmevat), conta com apoio do Governo de Estrela e tem organização da Educamax. Deve reunir mais de 1,3 mil pessoas. Nesta edição, atividades diversas como palestras, mesas redondas e formações abordarão temas como gestão escolar; desenvolvimento de docentes; a atual criança que chega à escola e a Base Nacional Comum Curricular, entre outros pontos.

Entre os convidados e palestrantes estarão os paranaenses Roberlayne de Oliveira Borges Roballo (professora do Setor de Educação, Departamento de Planejamento e Administração Escolar, da Universidade Federal do Paraná) e Geraldo Almeida Peçanha (psicanalista pela Sociedade Internacional de Psicanálise de São Paulo, pedagogo e psicopedagogo pela UNESP-SP). Também os gaúchos Roselane Zordan Costella (Doutora em Geografia; trabalha atualmente na Faculdade de Educação FACED/UFRGS e na Coordenadoria das Licenciaturas da UFRGS e o Programa de Incentivo de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UFRGS) e Gabriel Perissé (Mestre em Literatura Brasileira e doutor em filosofia pela USP, professor universitário de Comunicação Visual, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Infantil). Presença internacional na edição será a do espanhol Federico Malpica (Diretor e fundador do Instituto Escalae, é doutor em ciências da educação e mestre em Gestão e Direção Educativa, pesquisador e consultor internacional em diversas intervenções educacionais nas esferas públicas e privadas).

Em 2017, por três dias os participantes debateram sobre os novos conceitos educacionais. Tendo então o Centro Comunitário Cristo Rei como local, foram apresentados modelos de renomados profissionais sobre processo de revolução pelo qual a educação passa. Entre outros, contou com a presença e palestras do educador português José Pacheco, fundador da Escola da Ponte, no Distrito do Porto, em Portugal; da diretora do Instituto Aprender a Ser, Emilia Cipriano; e Miguel Zabalza – Professor de Educação e Organização Escolar na Universidade de Santiago de Compostela.

Os valores das inscrições variam conforme o número de inscritos, de individual a grupos. Devem ser feitas no site www.forumdovaledotaquari.com.br mesmo link onde constam a programação completa da edição, como também dados dos palestrantes e outras informações.

Texto: Ascom Estrela