Artigos - Desenvolvimento Rural

“O benefício da safra recorde de grãos para o Vale do Taquari” – por Higor Barcelos

Eduardo, Andreza e Higor da Emater de Encantado (Foto: Elisangela Favaretto)
Eduardo, Andreza e Higor da Emater de Encantado (Foto: Elisangela Favaretto)

A produção de grãos para a safra 2016/17 está estimada em 219,1 milhões de toneladas, com um aumento de 17,4% ou 32,5 milhões de toneladas frente à safra anterior (186,6 milhões t). A previsão está no 5º Levantamento da safra 2016/2017, divulgado na quinta-feira, dia 09 de fevereiro, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A estimativa positiva se deve à produtividade média das culturas, em recuperação da influência negativa das condições climáticas da safra passada. A área total também tem números positivos, com perspectivas de ampliação em 2,1% ou 1,2 milhão de hectares, quando comparada à safra anterior, podendo chegar a 59,5 milhões de hectares. Esse é o primeiro prognóstico de área que incluiu as culturas de segunda safra.

Para a soja, a projeção é de crescimento de 10,6% na produção, podendo atingir 105,6 milhões de toneladas, com aumento de 10,1 milhões de toneladas em relação à safra anterior e ampliação de 1,6% na área. O milho total deve atingir 87,4 milhões de toneladas, sendo 28,8 milhões de toneladas para a primeira safra e 58,5 milhões para a segunda. A ampliação de área total do milho deve ultrapassar os 11 milhões de hectares. (CONAB)

No Vale do Taquari, a bovinocultura, suinocultura e avicultura, são as principais cadeias produtivas em expansão. A base dos insumos dessas cadeias está o milho e a soja, que são compostos alimentares essenciais para o desenvolvimento da atividade.

Contudo, esses resultados implicam diretamente nas cadeias produtivas do Vale, e considerando uma safra recorde de grãos, a tendência é que os preços dos insumos alimentares fiquem mais acessíveis, potencializando um maior rendimento nas atividades e estimulando investimentos dos produtores no agronegócio da região.

Assim, ficamos na expectativa que as tendências se concretizem e beneficiem os produtores rurais, fortalecendo o desenvolvimento rural e o bem estar das famílias do vale.

Higor Barcelos – Extensionista Rural
Escritório Municipal de Encantado