Artigos - Gestão de Pessoas

“O método SMART – Como planejar metas” – por Márcia Sehn

Márcia Sehn (Foto: Divulgação)
Márcia Sehn (Foto: Divulgação)

Hoje vou falar sobre um ferramenta muito utilizada para o planejamento de metas, para vida pessoal e profissional.

Você sabe o que mudar ou transformar na sua vida profissional? Onde você gostaria de estar em um ano? Em cinco anos? Que experiências vai ajudá-lo a conseguir isso? Quais interesses e habilidades que você gostaria de usar em sua carreira?

Se você não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve… (Alice no País das Maravilhas, de Lewis Caroll).

Mas, o que são Metas Smart? Smart é uma sigla para os seguintes termos em inglês: Specific (Específica), Measurable (Mensurável), Attainable (Alcançável), Relevant(Relevante) e Timely (Temporal).

Estabelecer metas SMART é muito importante para você criar um planejamento pessoal ou profissional. Com a ferramenta SMART é possível fazer um planejamento inteligente a partir de etapas simples. Veja abaixo:

Seja específico: Responder O que, Como, Quando, Quem. Quanto mais específico e detalhado for o seu objetivo, mais fácil será alcançá-lo.

Medição: É importante saber exatamente o que precisa ser feito e quais dificuldades podem aparecer durante o processo. Medir e calcular a dimensão dos obstáculos e todas as etapas para superá-los, definindo assim o melhor caminho a ser seguido. O que não se mede não é gerenciável.

Alcançável: Nem fácil, nem difícil demais – evite os extremos. Ser ousado é essencial, no entanto definir metas impossíveis causa nada mais que frustração. Estabeleça metas que você acredita que possa alcançar.

Relevante: O objetivo é relevante para você? Questione-se, é realmente importante para minha vida atingir este resultado? Conhecer a si mesmo é essencial para definir a relevância de um objetivo, avaliando as vantagens e dificuldades que ele apresenta.

Tempo: Estabeleça prazos. Ter objetivos realistas e bem definidos é importante, entretanto estipular prazos que sejam viáveis de concretizá-los é imprescindível. Defina o que vai ser feito, como, quando, início e término das ações e os recursos necessários.

Com a ferramenta SMART, você consegue estruturar um planejamento eficiente e simples de ser seguido. Experimente utilizá-la, os resultados serão surpreendentes!

Ótima semana!

Marcia Sehn – Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Pós-Graduada em Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas