Artigos - Geral

“O papel do coaching no desenvolvimento de novas habilidades e no sucesso profissional” este é o artigo da coach Márcia Sehn

Márcia Sehn (Foto: Divulgação)
Márcia Sehn (Foto: Divulgação)

O coaching tem crescido nos últimos anos tanto no Brasil como no mundo e apresenta-se, atualmente, como uma ferramenta eficiente e eficaz nos processos de aprendizado, liderança, desenvolvimento humano e organizacional.

E o coaching é, realmente, uma ferramenta poderosa para ajudar as pessoas a reorientarem sua vida e ou sua carreira. Mas é fundamental ter conhecimento a respeito do que é exatamente o processo de coaching, como funciona, em que ele pode ajudar e quais os benefícios. E é esclarecer todos esses pontos, a minha intenção neste espaço.

O que é?

O coaching é um processo de desenvolvimento pessoal e profissional que visa elevar a performance de um indivíduo(grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos, através de metodologias, ferramentas e técnicas conduzidas por um profissional (o coach) em parceria com o cliente(o coachee).

O coach (ou técnico, treinador, em português) é um profissional preparado para constatar o que está dando certo e o que pode melhorar para que o coache consiga desenvolver algumas competências, principalmente comportamentais, que irão ajudar a desempenhar melhor o seu papel e crescer na carreira. Pode ainda ajudar a resolver conflitos e encontrar solução para dilemas da sua vida.

Como funciona?
O processo de Coaching (individual ou grupo) acontece por meio de sessões, com frequência e duração definidas a partir dos objetivos a serem atingidos, em média de seis a dez sessões, de uma a duas horas. Em cada sessão, o coach fará muitas perguntas para ajudar o coachee a refletir e trabalhará para delinear novas metas. Juntos, irão ainda montar um planejamento para que sejam atingidas.

Os benefícios do coaching
 autoconhecimento;
 desenvolvimento de competências e comportamento;
 Quebra de crenças limitantes;
 Aumento de resultados positivos;
 Conquistas de metas em curto, médio e longo prazo;
 Alinhamento de expectativas pessoais e profissionais;
 Conduz uma pessoa do estado atual ao estado desejado;
 Potencializa;

Vale ressaltar também que o coach jamais dirá ao coachee o que deve fazer. Seu trabalho se diferencia de qualquer outra modalidade na medida em que é capaz de ampliar a percepção do coachee, é fazer com que o mesmo descubra as melhores estratégias para chegar ao objetivo desejado e identifique qual o melhor caminho a ser seguido, dando-lhe as ferramentas necessárias para essa jornada.

Se descobrimos onde queremos chegar, se definimos os passos que devemos seguir, o que nos impede de conseguir nosso objetivo? A atitude!

Boa semana a todos!!

Marcia Sehn – Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Pós-Graduada em Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas