Artigos - Geral

“O poder da disciplina!” – por Márcia Sehn

Márcia Sehn (Foto: Divulgação)
Márcia Sehn (Foto: Divulgação)

Neste artigo, eu vou falar sobre o poder da disciplina. Todo e qualquer hábito que você tiver será fruto de uma disciplina.

Você se considera uma pessoa disciplinada? Você sabia que os seus hábitos são os principais responsáveis pelos sucessos e fracassos da sua vida? E que é possível transformar disciplina em hábito?

Em vários momentos, a falta de vontade nos vence e deixamos para amanhã o que precisa ser feito hoje, a conhecida procrastinação. É importante saber que a mudança de hábito só acontece quando você estabelece uma disciplina.

A disciplina é fazer o que precisa ser feito, quando tem que fazer, esteja com vontade ou não.  É a tomada de decisão consciente.

Quando você cria um hábito, tudo fica mais fácil na sua vida. Eu, por exemplo, tenho o hábito de fazer caminhada todas as manhãs, sendo que anteriormente detestava a ideia de acordar cedo para fazer alguma atividade física. No início, eu deixava para ir caminhar no final do dia, no entanto nesse horário, eu já estava com o corpo cansado e sempre acabava achando uma desculpa para ir “no outro dia…”.

Então decidi mudar esta disciplina e passei a fazer minha caminhada na parte da manhã com a ideia de que isso faria meu dia diferente – e fez muita diferença. Deu certo! O que antes parecia “impossível” de ser feito, hoje em dia, depois de um tempo mantendo este hábito, é algo normal para mim.

Mas é preciso persistir no novo hábito, como dizia o filósofo Aristóteles: “Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito”, e assim, podemos afirmar que a motivação e disciplina são fatores determinantes para a formação de qualquer hábito.

É importante ter em mente que toda disciplina vira um hábito em alguma momento, porém a formação de hábitos leva um determinado tempo para acontecer e se tornar natural na sua vida. Seja para uma nova dieta, uma mudança na prática de exercícios físicos ou um novo projeto no trabalho, em média, as pessoas levam 21 dias para adquirir novos hábitos e se livrar do comodismo dos hábitos antigos, e principalmente para que esse novo comportamento se torne automático.

Uma dica preciosa de como iniciar um novo hábito: construir um “gatilho”. Um “gatilho” é algo que reforça pelos 5 cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato, paladar) e pela força do pensamento positivo. Um “gatilho” é tudo aquilo que “dispara” uma ação efetiva para a conquista de um novo hábito. Por exemplo, se você está adquirindo o hábito de caminhada todos os dias, quando chega do trabalho, você pode criar o “gatilho” de tirar sua “roupa de trabalho”’ e vestir uma “roupa de caminhada”.

Então, o seu pensamento e suas ações visuais, auditivas e sinestésicas precisam ser direcionadas para esse ato de mudar de roupa, em vez de pensar “todos os dias após o trabalho vou fazer uma caminhada”, o pensamento deveria ser o seguinte: “quando eu chegar em casa após o trabalho, vou colocar minha roupa de caminhada, fazer um alongamento e sair para caminhar”. Quanto mais você reforçar este pensamento, mais você vai reforçar esse “gatilho”.

Todas as pessoas que tiveram sucesso ou são admiradas e respeitadas, aperfeiçoaram o hábito da disciplina. Essas pessoas se concentram em realizar atividades que trazem algum valor em suas vidas. A sensação de realmente fazer algo que você planejou, te impulsiona. E, de repente, sem você perceber, a disciplina virou um hábito. E isso é maravilhoso!! Aí você pensa “Quando dou o meu melhor, eu posso tudo aquilo que quero”.

Ótima semana!!!

Marcia Sehn – Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Pós-Graduada em Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas