Artigos - Educação

“O seu Canvas Financeiro!” – por Eder Marinho Baierle

Baierle atua como Agente Autônomo de Investimentos desde 2009 (Foto: Divulgação)

Sempre que encontro uma pessoa bem-sucedida ou uma empresa financeiramente positiva eu procuro entender o que aconteceu para que esta situação tenha ocorrido, nas minhas conversas com as pessoas responsáveis pelo êxito percebo que todas…. Eu digo infinitamente todas seguem, ou desenvolveram o seu próprio sistema de gestão. Este sistema nada mais é do que uma forma simples de organizar as tarefas independente de qual e como elas sejam…Pensando nisso resolvi adaptar o Model Canvas que é um modelo de gestão estratégica que foi criado pelo suíço Alexander Osterwalder, e usá-lo como um “modelo de gestão financeira”. Este modelo trabalhará 9 áreas diferentes de nossa vida financeira, vamos a elas:

– Proposta de Valor: aqui a pessoa irá pensar e colocar no papel os reais motivos que o fazem acordar pela manhã e enfrentar um dia inteiro de trabalho, a pessoa precisa pensar nas coisas boas que o dinheiro nos trás e como irá desfrutar no futuro destas benesses;

– Estrutura de Custos: é inevitável que você conheça exatamente quanto gasta, no que gasta e como gasta seu dinheiro, só assim irá conseguir tomar decisões qualificadas sobre o aspecto de consumo.

– Estrutura de Receitas: saber quanto ganha e caso seja o seu desejo traçar estratégias de como fazer para ganhar mais. Nos ganhos não existe mágica o que existe é trabalho, empenho e qualificação.

– Parceiros: precisamos listar nossos parceiros e saber o que eles podem oferecer para que o investidor alcance os seus objetivos, as entidades financeiras da qual nos relacionamos precisam obrigatoriamente nos ajudar a conquistar nossos objetivos.

– Canais de Comunicação: acordar com seu parceiro a melhor forma de comunicação ajudará a você focar no seu trabalho que é onde você deve empenhar o seu maior esforço.

– Perfil de Informação: informação correta, qualificada e direcionada a sua situação irá lhe ajudar a focar naquilo que com antecedência você se propôs a construir.

– O que Resolver: ter clareza no que precisa ser resolvido, qual sua dificuldade no momento? Pode ser falta de tempo, informações de qualidade ou até mesmo acesso a bons produtos financeiros;

– Saber o que Conquistar: pode ser um carro, uma casa ou até mesmo a sua aposentadoria, para cada objetivo existe um produto indicado e é preciso saber qual deles é melhor no caso em específico.

– Produtos: renda fixa, renda variável, multimercado e até mesmo seguro.

Infelizmente ou felizmente não sei bem dizer! Dependerá de cada caso, o que é conhecido é que não há mais espaço para amadorismo nos investimentos, cada um é responsável pelo seu próprio resultado, todos queremos ser bem-sucedidos financeiramente e para isso o melhor caminho é ter organização, tratar as finanças de forma adequada e profissional assim será possível manter uma vida equilibrada em todas as áreas.

“O meu sucesso só depende de mim e de minhas atitudes”.

Para saber mais informações contate.
Eder Marinho Baierle (51) 999.220.118 eder@experato.com.br