RS RSS Eventos Destaques Estrela

“O Vale do Taquari hoje tem o maior número de associados a cooperativas na América Latina”, afirma presidente do sistema Ocergs/Sescoop-RS

Encontro entre comissão organizadora da feira e presidente da Ocergs ocorreu durante a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque

“O Vale do Taquari é a âncora do cooperativismo no Brasil”. A afirmação do presidente do sistema Ocergs/Sescoop-RS, Vergilio Perius, à comissão organizadora da Estrela Multifeira 2019 durante encontro ocorrido no dia 12 de março na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, reforça a relevância do Salão do Cooperativismo, uma das novidades anunciadas para esta edição da feira. A comitiva estrelense reuniu-se com o dirigente para dar andamento na proposta de parceria para o espaço que já conta com a adesão de 11 instituições e que terá como finalidade retratar a origem das cooperativas, seu desenvolvimento e a força econômica, política e social na região.

Perius classificou como medíocre o cooperativismo em nível nacional, onde apenas 4% da população é associada. Quando mensurado no território gaúcho, esse número melhora um pouco e se aproxima dos 20%, mas é no Vale do Taquari que ele se destaca. De acordo com o presidente, estudos realizados há pouco mais de seis anos, apontavam que cerca de 75% dos habitantes estavam ligados a alguma cooperativa, percentual que se aproxima ao de grandes países, como o Canadá. “Eu acho que hoje, pelo crescimento das cooperativas de saúde, crédito, agropecuária e energia, entre outras, tenhamos 80% de sócios”, projetou. “Estamos falando do Vale do Taquari, um vale forte, fértil, produtivo, colaborador e com grandes chances de mercado por estar perto da Grande Porto Alegre. Essa região, com absoluta certeza, hoje tem o maior número de associados a cooperativas na América Latina”.

Presidente do sistema Ocergs/Sescoop-RS, Vergilio Perius

Questionado sobre o impacto do cooperativismo no Vale, Perius destacou o benefício financeiro, visto que o resultado dessas instituições já se aproxima de R$ 5 bilhões e é reinvestido exclusivamente na sua área de atuação: “Isso significa dizer que vocês têm uma força econômica estrondosa”. Além disso, ele informou que 60% da produção agrícola e pecuária vem de associados. “Se não tivéssemos cooperativas, seríamos um deserto ou cheios de multinacionais que levariam nossa riqueza embora”, ponderou. O presidente ainda ressaltou o lado social, através do qual se dá suporte e assistência aos empresários, produtores e cidadãos, da mesma forma que são desenvolvidas ações que beneficiam as comunidades locais e promovida a educação cooperativa de jovens e crianças.

Ao expressar o interesse da entidade em estar presente na Estrela Multifeira, Perius enalteceu o evento como uma vitrine para exibir a força do sistema no Vale, especialmente para a sociedade urbana: “O cidadão que mora na cidade precisa compreender que, quando as pessoas se unem em cooperativas, é muita mais fácil viver e ser feliz”. Assim, ficou acordado que o projeto de parceria assinado por algumas cooperativas e disponível para as demais interessadas, será apresentado ao Sescoop, que desde já colabora com a construção da grade de eventos técnicos.

 

 

Crédito: Clarissa Jaeger
Assessoria de Imprensa Estrela Multifeira