O projeto está sendo executado em etapas, conforme a entrada de recursos. A 1ª etapa foi concluída em novembro do ano passado, com a troca do telhado, a colocação de lã de rocha para o isolamento acústico e térmico. O investimento foi de R$79.504,92.
A 2ª etapa iniciou em fevereiro deste ano. Os operários trabalham no reforço da estrutura do telhado, colocação do forro mineral e gesso, com mais uma camada de lã de rocha. Além disso, tem a parte elétrica e iluminação do salão principal. O orçamento é de R$200.800,00.
Concomitantemente, outra equipe de profissionais está desenvolvendo a 3ª etapa que prevê a reforma dos banheiros, incluindo o telhado dos banheiros, piso, esquadrias, esperas para a climatização, acesso e pintura interna. O coordenador da Comissão de Obras, Elton Faleiro explicou que serão instaladas placas de gesso mineral e gesso acartonado. “O parquê (assoalho) vai continuar, não vamos remover, apenas renová-lo. Os vidros serão retirados e colocados apenas nas laterais. O número será reduzido por prevenção acústica e para preservar a luminosidade. Nós estamos fazendo todo esforço para seguir o cronograma da obra.”
De acordo com o presidente do Conselho Administrativo, Renato Zanella, essa etapa deve deixar o salão pronto para a utilização da comunidade. “O desejo é ter a segunda e terceira etapas concluídas para a festa do padroeiro, dia 28 de julho de 2019.” Renato acrescentou que foi captado até o dia 10 de março R$ 184.295,40 distribuído nas seguintes modalidades: “Doações através dos envelopes (R$ 6.654,00), doações através do livro ouro (R$ 2.950,00), depósitos na conta corrente do restauro do salão (R$ 15.835,00), doações em material de construção (R$ 11.950,00), antecipações do dízimo (R$146.896,40).”
Além do incremento das modalidades acima mencionadas, a comissão acredita, que com o andamento da obra, a comunidade venha a adquirir cotas de aluguel para serem utilizadas após a conclusão do restauro, prevista para início de 2020. Já o presidente da Comissão de Recursos, Renato Arenhart salientou o engajamento de toda a sociedade. “A construção da casa canônica e da secretaria foi um grande sucesso. Chegou o momento de nos unirmos de novo e darmos andamento a reforma do salão. Para que isso aconteça, eu peço novamente a comunidade e principalmente aos empresários em prol desse projeto que vai ficar na história da cidade.”
O pároco da Paróquia Santo Inácio Antonio Puhl enfatizou que essa obra é importante por que ela faz parte do patrimônio da igreja , que existe para estar a serviço de todo projeto de evangelização. “Nosso propósito é fazer degrau a degrau, fazer pela participação de todos, pela menor que seja, onde cada um coloca um pouco de si. Quando eu coloco a minha oferta e me coloco à disposição eu faço parte do patrimônio, eu sou alguém nesse projeto.”
Saiba as formas de contribuir:
Envelope – Os envelopes são distribuídos nas missas e as pessoas podem contribuir espontaneamente, em sigilo, com qualquer quantia em dinheiro.
Depósito bancário – Empresas e pessoas físicas podem depositar na conta do Banco do Brasil em nome da Paróquia Santo Inácio AGÊNCIA 0139, conta corrente 52.593-6.
Livro Ouro – as doações de pessoas físicas ou jurídicas também podem ficar registradas na história da paróquia pela contribuição ao mutirão. Quem optar por essa modalidade terá então seu nome publicado no Livro Ouro.
Contribuição dos membros da paróquia – A paróquia pede a regularização das contribuições em atraso bem como a antecipação do dízimo. Neste caso, a sugestão é colaborar com um valor mensal para ajudar no fluxo da obra.
Cotas de aluguel – A igreja está disponibilizando cotas de aluguel com desconto de 20 % durante a fase da revitalização para quem quer usufruir o espaço no futuro.
Crédito: Simone Wobeto
Fonte: Assessoria de Imprensa Paróquia Santa Inácio